Em um novo capítulo da disputa legal entre a Epic Games e a Apple pela remoção de Fortnite da App Store, a fabricante do iPhone e Mac soltou diversas farpas em um novo arquivamento, declarando que o processo foi feito para revitalizar o game.

“Por razões que não tem nenhuma relação com as acusações da Epic contra a Apple, a popularidade de Fortnite está em declínio”, diz o pronunciamento. “Até julho de 2020, o interesse em Fortnite cai em quase 70% se comparado com outubro de 2019. Este processo (e as manchetes de primeira página que gerou) parece ser parte de uma campanha de marketing feita para revitalizar interesse em Fortnite.”

A Apple também cita dados do CEO da Epic Games, Tim Sweeney, que dizem que 20% dos usuários acessam o jogo exclusivamente pelos dispositivos da empresa, com apenas 10% dos usuários ativos no iOS em particular.

Como apontado pelo site Eurogamer, apesar das declarações, a Apple não citou números oficiais que comprovem o declínio da popularidade do jogo nestes meses, e há exemplos como o show de Travis Scott que reuniu 12 milhões de pessoas.

Além disso, a Apple voltou a reforçar que a remoção do jogo deve-se às ações da própria Epic, e que Fortnite pode voltar para a App Store assim que retirar o sistema de pagamento que quebra as regras de serviço da loja.

“Se a Epic estivesse realmente preocupada em preservar o acesso de usuário de iPhone a Fortnite, ou acesso aos desenvolvedores da Unreal Engine, ela desativaria o ‘hotfix’ e cumpriria as políticas da Apple pendendo as resoluções de suas acusações. Ao invés disso, a Epic está fazendo seus consumidores de refém para ganhar vantagem em uma disputa de negócios.”

A Epic está em uma batalha legal tanto com a Apple quanto Google por implementar um sistema de pagamento independente, que burla as políticas da App Store e Google Play.