O Google foi obrigado pela justiça americana a liberar lojas de terceiros no Google Play, sua loja no Android. Isso significa que outras provedoras de aplicativos poderão ser distribuídas pela loja oficial da empresa, e elas terão acesso ao catálogo de apps já disponíveis no Google Play.
Anteriormente, lojas terceirizadas eram disponibilizadas por meio de arquivos .apk, que precisam ser baixados de formas não oficiais. A mudança deve deixar o processo mais natural, e consequentemente aumentará o catálogo do Android — pelo bem ou pelo mal.
A decisão judicial faz parte do longínquo processo da Epic Games contra o Google. A briga começou em agosto de 2020, quando a Epic burlou as regras de pagamento da App Store e Google Play, levando à remoção de Fortnite de ambas lojas.
- Loja da Epic no iPhone pode não ser a vantagem que todos esperam
- Epic Games Store Mobile chega para Android com Fall Guys
- Os jogos – e a loja – da Epic Games voltarão ao iPhone (com ressalvas)
A batalha se estende até hoje, com algumas vitórias para cada lado. Na Europa, a Apple teve de abrir o iOS para outras lojas; agora, o Google tem de fazer o mesmo nos Estados Unidos.
Tudo isso converge para o lançamento da Epic Games Store no mobile. A loja já está disponível para Android e pode ser baixada para iOS na Europa; no Android, entretanto, ainda é necessário baixar o arquivo instalável da loja.