Preview: Minecraft Legends surpreende como bom RTS
Novo jogo do universo de Minecraft pode reacender o interesse por gênero de nicho
Desde seu anúncio, Minecraft Legends se mostra intrigante devido à sua proposta: um RTS situado no já tão popular universo do sandbox da Mojang.
Porém, depois de Minecraft Dungeons, ficou clara a competência tanto dos criadores quanto dos estúdios parceiros (Blackbird Interactive no caso de Legends). Desta forma, além de intrigar a comunidade, o jogo de estratégia também gera expectativa.
Para tirar a prova, o The Enemy foi convidado pela Microsoft a testar Minecraft Legends antes do lançamento e você saberá o que esperar a partir deste preview.
“O conceito de estratégia”
De cara, já é possível afirmar que a definição de RTS não ficou para trás em Minecraft Legends. Muito pelo contrário, os desenvolvedores não se seguraram na hora de criar unidades, estruturas e mecânicas tudo pensado com os fãs mais interessados em mente, mas sem deixar de lado pessoas que possivelmente não sabem nem do que se trata o gênero.
Como dita a tradição, Minecraft Legends oferece recursos para procurar e armazenar, estruturas para criar, aprimoramentos para construir, unidades de combate, inimigos variados e diversos objetivos já comuns do RTS.
Isso dito, o jogo ainda assim consegue “revolucionar” de certa forma, com a jogabilidade em terceira pessoa, na qual o jogador controla um guerreiro escolhido para guiar as unidades e descobrir locais no mapa.
Com pouco mais de uma hora de jogo já é possível perceber que a idealização de tudo é extremamente competente, com caminhos claros de upgrades para criar unidades mais poderosas, mapas gerados aleatoriamente para cada partida e por aí vai.
O combate não fica para trás. Aqui, o jogador utiliza uma bandeira de guerra para convocar unidades para a batalha e, com toda a sinceridade, as lutas são dignas de respeito.
Claro, principalmente no modo história, as batalhas são simples e não exigem muitas decisões importantes, mas já as partidas “normais” ou PvP se mostram diferenciadas.
O jogador pode levar unidades como golems, cavaleiros, mas também creepers, zumbis, esqueletos e mais para as lutas e, em tempo real, decidir qual unidade fará o que em combate.
Creepers são perfeitos para gerar explosões e abrir buracos em bases inimigas, enquanto golems de pedra são ótimos para destruir estruturas, já golems de madeira são fortes contra outras unidades por atirarem flechas de uma distância segura e etc.
Pode não parecer muito perto de outros RTS disponíveis no mercado, mas é. Controlar um personagem que deve dar comandos para as unidades é um refresco para a jogabilidade já clássica do gênero, ao mesmo tempo que serve para abrir diversas portas para novos jogadores, por exemplo.
Nos modos de jogador contra jogador (PvP) isso se mostra ainda mais, com duelos de até quatro contra quatro, é possível identificar as ações e estratégias do oponente apenas vendo onde os membros da equipe inimiga estão, o que estão fazendo e mais.
O que há de novo para Minecraft?
Minecraft Legends não apenas traz um novo jogo no universo do sandbox, como também oferece conteúdos inéditos para a própria comunidade que joga já há anos.
Como maior destaque, Minecraft Legends traz uma história original e que promete trazer à tona diversos detalhes da rica lore do universo e, possivelmente, explicar fatores como a origem dos zumbis, aprofundar-se nos conhecimentos sobre o Nether e afins.
Com uma hora de sessão jogando o modo história, o jogador é apresentado às entidades Previsão, Ação e Conhecimento, que servem como guias no universo e auxiliam na luta contra os piglins.
Luta esta que, após alguns trechos cinematográficas, tem claramente sua inspiração em grandes batalhas da cultura pop como Senhor dos Anéis, por exemplo, com o jogador lutando contra uma invasão de piglins do Nether enquanto se preocupa em defender vilarejos e seus moradores.
Um jogo promissor
Surpreendendo muitos, Minecraft Legends oferece um jogo de ação e estratégia extremamente competente nos dois sentidos. Explorar o mundo e lutar contra hordas de inimigos é, de certa forma, emocionante, enquanto as demandas de upgrades e administração de recursos são notáveis.
Todo o brilho do jogo provavelmente será mostrado quando apaixonados pelo gênero de estratégia testarem pela primeira vez e darem luz à construções mirabolantes, exércitos colossais e protagonizarem lutas épicas.
Ainda assim, o jogo é um chamariz para quem não conhece o gênero ou apenas é grande fã de Minecraft, já que, mesmo sendo tão diferente, Minecraft Legends não perde a essência do sandbox tão aclamado.
Minecraft Legends chega em 18 de abril para PS4, PS5, Nintendo Switch, PC, Xbox Series e, já desde o primeiro dia, como parte do catálogo do Xbox Game Pass.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.
Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!