VALORANT: Quatro dos cinco campeões mundiais são ex-jogadores de CS:GO
Ex-jogadores de CS:GO dominaram o VALORANT Masters Reykjavik
A Sentinels sobrou no VALORANT Masters Reykjavik. Foram nove mapas disputados e nove vitórias seguidas, resultando no título invicto da equipe. Como muitos já suspeitavam, a conquista veio para mostrar a força dos jogadores de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), já que quatro dos cinco campeões mundiais competiam no FPS da Valve.
A Sentinels
O melhor elenco de VALORANT é formado por ShahZaM, TenZ, SicK, dapr e zombs. Entre eles, o único que não veio do CS:GO é zombs, que competiu profissionalmente no APEX Legends e também no Overwatch.
Com 27 anos de idade, ShahZaM é o jogador da Sentinels que teve a carreira mais longa no CS. Em 2012 ele já competia na versão Source e 2013 migrou para o GO. Ele também representou grandes equipes como Cloud9, Tempo Storm, OpTic Gaming, Team SoloMid e compLexity. Apesar de tudo isso, não conseguiu construir um vasto currículo de títulos e não venceu nenhum considerado Tier-S.
SicK e dapr possuem apenas 22 anos, enquanto TenZ tem 20 recém-completados em maio. Assim como ShahZaM, SicK também não teve uma carreira brilhante, mas conseguiu representar tags importantes como compLexity e TSM, enquanto dapr teve a Singularity como o maior clube de sua carreira. Ainda bem novo, TenZ foi o que teve menos chances e foi considerado até uma promessa, mas seu projeto junto da C9 não teve sucesso.
O que todos tem em comum é que, apesar de não terem construído carreiras invejadas no CS:GO, competiram em alto nível em um dos FPS mais difíceis e competitivos da história e, por diversas vezes, enfrentaram os melhores. No VALORANT, ficou claro que tudo isso surtiu efeito.
O Masters de VALORANT
Fora a Sentinels que mostrou o poder de fogo dos ex-CS:GO, o Masters inteiro de uma forma geral mostrou o mesmo. Isso porque, dos 50 jogadores presentes na competição, 23 vieram do próprio CS:GO, ou seja, 46%. O segundo jogo nesta lista é o Overwatch, com apenas cinco pro players, mostrando uma clara disparidade. Os números foram levantados pelo Valorant Zone.
Seja coincidência ou não, o próprio zombs foi o que teve números menos expressivos na Sentinels e também o único que não teve um K/D positivo, ficando -12. Ainda olhando para as estatísticas, mas abordando o K/D/A para fazermos justiça, dentro do top 10 Mistic é a única exceção, pois veio do Fortnite. Para saber mais os stats do Mundial, visite a Liquipedia.
Esta foi apenas a primeira competição internacional de VALORANT, enquanto o jogo completa nesta quarta-feira (2), seu primeiro ano de lançamento oficial. Tanto o cenário competitivo quanto a comunidade ainda estão em formação e podem mudar muito daqui para frente. No entanto, até lá, os jogadores de CS:GO seguem mostrando sua força e dominando o FPS da Riot Games.