Zelda TotK: Se aceitou a missão de Cece, prepare-se para uma briga política
Rivalidade das eleições em Hateno Village traz uma crítica bastante atual
Entre as ótimas adições de Zelda Tears of the Kingdom estão as aventuras secundárias – missões paralelas mais longas e com enredo mais complexo. Essas side quests especiais se destacam principalmente em relação a Zelda Breath of the Wild, em que parte considerável das missões se resume a coletar itens.
Há uma aventura secundária que você simplesmente não pode perder no início do game. Disponível assim que chegar a Hateno Village, em East Necluda, a missão de Cece traz uma briga política que soa assustadoramente atual.
Cece vs Reede
Logo ao passar pelo portão de entrada da vila, o jogador será recebido por uma diferença gritante em relação ao jogo anterior: luminárias em formato de cogumelos extravagantes foram posicionados ao redor da cidade.
Os monumentos representam a mudança mais significativa em Hateno desde o fim da Calamidade: a chegada de Cece, uma estilista de moda que em poucos anos se tornou uma febre entre os jovens do reino. Simplesmente a coisa mais descolada do momento é a marca de Cece.
Nas andanças por Hyrule, você deve ter se deparado com NPCs vestindo roupas (de gosto duvidoso) com formato e estampa de cogumelo. Pois bem, trata-se do trabalho de Cece.
Desde que decidiu se estabelecer em Hateno, porém, a fashionista atraiu os olhares e a ira dos moradores mais tradicionais do vilarejo. Isso porque, além do estranhamento em relação à moda extravagante, os aldeões não gostaram nem um pouco de ter seu trabalho de plantio ofuscado pelas peças de Cece.
É por isso que, quando se prepara para conhecer a estilista, Link é surpreendido por um homem que entra aos berros no estabelecimento. O homem, que veste uma túnica simples de ar campestre e cerimonial, é ninguém menos que Reede, o prefeito da cidade.
Reede ordena que Cece pare de encher a vila com suas criações estranhas, com a justificativa de que as peças de cor “desagradável estão atrapalhando o sono das plantas”. Obviamente, a fashionista faz frente às acusações, e o impasse logo se torna uma inesperada disputa eleitoral.
Antes de votar, conheça os candidatos
O povo irá decidir qual valor deve governar Hateno: o tradicionalismo de Reede ou a inovação de Cece. Mas, antes de escolher os candidatos, é bom analisá-los de perto.
Pode não parecer, mas ambos guardam segredos obscuros. De um lado, a irmã de Cece, Sophie, revela a Link que a fashionista está fazendo algo suspeito todas as noites, quando fica sozinha em um armazém.
Do outro lado, a esposa de Reede, Clavia, também tem desconfianças de um novo comportamento noturno do marido: ele passa todas as noites trancado em um galpão, onde ninguém tem permissão de entrar.
No fim, descobrimos que Cece e Reede não são tão diferentes quanto dizem ser. A estilista usa o armazém para comer legumes escondida, receosa em admitir seu gosto pelas verduras locais.
Enquanto isso, o prefeito está mantendo um projeto secreto em que, junto com outro fazendeiro, tenta criar uma nova variação de abóbora que remeta às roupas de Cece.
Reconhecendo que a agricultura por si só não é mais capaz de manter a economia da cidade, o plano é aplicar o trabalho da fashionista à produção local para tentar atrair o interesse da juventude.
Comprando votos
Por mais que Link desvende a verdade por trás da atitude irredutível dos candidatos, os eleitores da cidade ainda se atém à fachada. E, para a eleição acontecer, não há escolha a não ser ajudar a conquistar votos para ambos os lados.
O chocante é que, no caso de Cece, você literalmente será forçado a comprar votos. A estilista entrega um punhado de Hylian Mushrooms para Link, encabendo-o com a tarefa de “presentear” os eleitores de Reede. Em outras palavras: comprar voto.
A fashionista dá a dica que os eleitores do adversário costumam ser senhores de idade vestidos com roupas do campo – e, dito e feito, todos os idosos de Hateno são eleitores de Reede. Basta entregar um cogumelo para cada para completar a missão.
Depois, seguimos para a casa do prefeito. Ele revela a vontade de desenvolver um novo produto como forma de angariar votos, mas está impossibilitado de fazê-lo por problemas na fazenda. Basta ajudar o fazendeiro e sua filha com duas breves missões para que Reede passa a ser o rosto por trás do novo produto querido do público: o queijo de Hateno.
A eleição
Completar todas as quatro side quests desencadeará na conclusão da aventura. Chega o dia da eleição e Cece e Reede tomam o palanque.
O discurso do atual prefeito se desenrola ao redor da manutenção da cultura pastoril, algo que não quer ver a cidade perdendo. Já a fashionista defende que seu governo tirará Hateno da estagnação para se tornar o destino para tudo o que envolve estilo.
Não demora para o debate perder seu propósito para se tornar um bate-boca sem pé nem cabeça – algo que também é comum na vida real.
Até que, como público desse espectáculo, Sophie perde a paciência e traz a razão para o palanque. Ela revela a todos que sua irmã guarda uma admiração escondida pelos legumes da cidade. Da plateia, Clavia soma ao coro ao expor que o marido reconhece o talento de Cece, ao ponto de estudá-lo secretamente todas as noites.
Percebendo que seus valores não são tão distantes assim, os candidatos fazem as pazes e a estilista opta por retirar sua candidatura. O título de prefeito continua com Reede, que concorda em governar a cidade em prol dos valores tradicionais e das novas ideias, simultaneamente.
A aventura da eleição de Hateno não apenas é uma das mais adoráveis e divertidas de Tears of the Kingdom, como é capaz de deixar o jogador bastante reflexivo. Afinal, o mundo se encontra, em escala global, dividido de forma bastante similar.
No fim, a doce e audaciosa mensagem sugerida pelo time de Zelda é que não somos tão diferentes assim e, quem sabe, há espaço para nos unirmos sob o propósito de uma sociedade mais justa. Isso sem falar nas lições sobre como ser responsável com o poder de voto.
E não pense que a missão tem como prêmio apenas uma reflexão política: você sairá de Hateno vestino o chapéu mais fabuloso do jogo, Cece’s Hat, que adiciona maquiagem e um cabelo estilo ao herói.
LEIA MAIS
- Zelda: Intervalo de tempo entre TotK e BotW pode ter sido descoberto
- Zelda Tears of the Kingdom: Se encontrou a galinha falante, preste atenção
- Zelda: Se encontrou as Gloom Hands em Tears of the Kingdom, cuidado
The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom já está disponível para Nintendo Switch.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.
Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!