Super Mario 64: O inimigo que odiamos amar

O canalha mais sem vergonha do jogo

Por Helena Nogueira 18.07.2023 19H00

Um dos momentos mais memoráveis de Super Mario 64 é, também, um dos mais irritantes. No clássico de Nintendo 64, há um certo inimigo que simplesmente odiamos amar. 

Trata-se de uma criatura tão canalha e sem vergonha, mas ao mesmo tempo tão fofa, que é fácil ter sentimentos conflitantes até os dias atuais. Consegue adivinhar de quem estamos falando? 

Nintendo

O canalha de Tall, Tall Mountain

O inimigo em questão se encontra em Tall, Tall Mountain, a 12ª fase do jogo. Para ter acesso a esse quadro, é necessário conquistar a segunda chave de Bowser em Fire Sea, que abre o segundo andar do Castelo de Peach. 

Nintendo

A esse ponto, o jogador deve ter no mínimo 30 estrelas em mãos – ou seja, muita coisa já aconteceu. Mario necessariamente já passou por poucas e boas nas mãos do exército de Bowser, de ser assustado por uma moreia gigante a ter que perseguir uma lebre apressada.  

Dito isso, Tall, Tall Mountain não está entre as fases mais imponentes do jogo. O cenário se resume a uma montanha de pedra de polígonos grosseiros e visual desinteressante, salvo o penhasco lateral preenchido pelos clássicos cogumelos vermelhos. 

Nintendo

A expectativa inicial é que o rochedo não esconda grandes surpresas. É uma pena que essa conclusão seja contraditada logo na primeira estrela, “Scale the Mountain”.

Macaquinho ladrão  

Nintendo

Para conquistar a estrela, basta subir até o topo da montanha – uma tarefa simples, não fosse uma distração inconveniente no meio da trilha. Ao se aproximar da segunda cachoeira, o jogador ouvirá um grunhido estridente e nada menos do que irritante. 

O adorável macaquinho Ukiki perambula o terreno próximo à queda d’água. Ao avistar Mario, ele tenta conquistá-lo com seu charme: coça a cabeça, planta bananeira e age da forma mais adorável possível. 

Nintendo

Você deve estar pensando: “E qual é o problema? É tão fofinho!”, mas não se deixe enganar por essa fachada perversa. Acima de tudo, não tente se aproximar, pois roubará o icônico boné de Mario. 

“Ukiki, Wakiki! Kee kee! Ha! Peguei! É meu! Heeheeheeee!”, gargalha o primata ao deixar Mario completamente exposto sem o item mais importante do seu vestuário. A audácia desse ludibriador! 

Nintendo

Não estamos para brincadeiras. O boné é, sem dúvidas, o item mais precioso de Super Mario 64. Perdê-lo significa ficar sem acesso à habilidade de voar, se tornar metal e mais. Sendo assim, corra para conseguí-lo de volta!

Como conseguir o boné de volta

Nintendo

Assim que tiver o chapéu de Mario na cabeça, o ardiloso macaquinho fará de tudo para escapar do encanador. Agarrá-lo não é fácil, pois o primata não apenas é ágil como salta por cima do jogador caso se aproxime demais. 

A melhor forma de conseguir o boné de volta é deixando o inimigo preso e uma das laterais poligonais do terreno, mas mesmo essa é uma tarefa que lhe dará nos nervos. Está permitido xingar Ukiki, sabemos bem o que você está passando. 

Nintendo

Quando enfim agarrar o canalha, ele pedirá que o largue imediatamente. Após certa relutância, Ukiki concorda em entregar o boné a Mario, mas não antes de alfinetar o encanador: “Acho que fica melhor em mim do que em você, mas tudo bem. Kee kee! ”. 

Ninguém pediu a sua opinião, Ukiki. 

Montagem/Blooper Kid 64

Brincadeira à parte, você deve concordar que o assalto do macaquinho corresponde a um dos momentos mais memoráveis de Super Mario 64. Afinal, o ser mais adorável do jogo se revela ser o mais travesso. É uma trapaça que chega sim, a irritar o jogador, mas é nada menos que hilária. É por isso que odiamos amar Ukiki. 

LEIA MAIS

Super Mario 64 está disponível no catálogo do Pacote Adicional do Nintendo Switch Online. Fora isso, é possível jogar o clássico no Switch por meio de Super Mario 3D All-Stars, mas o jogo deixou de ser distribuído em março de 2021


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!