SimCity | Primeiras impressões
Um mundo amplo cheio de possibilidades, simulação, gerenciamento e aprendizado
No último final de semana foi aberta a segunda fase beta do novo SimCity. Durante cerca de uma hora, alguns jogadores puderam testar todas as inovações do jogo de simulação de cidades da Electronic Arts. A demo começa com um breve tutorial, no qual você aprende a manipular os novos recursos e precisa resolver os diversos problemas de um lugar chamado Summer Schoals para seguir em frente. Após passar pelas exigências dos moradores da região, você é então convidado a fundar uma nova cidade, que será totalmente coordenada por você.
SimCity
SimCity
SimCity
SimCity
SimCity
Um dos primeiros fatores a notar é a qualidade gráfica desta edição. Graças ao novo motor SimCity Glassbox Engine temos (literalmente) um mundo de possibilidades de simulação - e a chance de gerenciar até 16 cidades ao mesmo tempo. Jogar em alta resolução permite ver as construções em detalhes, bem como os carros passando pelas estradas, os moradores interagindo na região e toda amplitude do cenário.
Mas, apesar de causar um grande impacto visual, não é o fator gráfico que faz de SimCity um jogo incrível. É a capacidade de explicar, com simplicidade, processos governamentais e administrativos para um cidadão comum. Demonstrar que, ao diminuir impostos da indústria, você consegue que seu comércio progrida. É uma aula de administração e gerência que o jogador só se dá conta que assimilou depois. SimCity é tão intrincado e oferece um panorama de conscientização tão interessante que é capaz de fazer-nos perceber que coisas tão cotidianas, como ter água tratada saindo das torneiras, não são tão simples como parecem.
Seu vizinho é seu amigo
Você começa sua rápida jornada em uma cidade à beira mar e aos poucos vai criando (e abastecendo) ruas, casas, comércio e indústria. O jogador evolui em uma constante e pode montar sua cidade em perfis diferentes: industrial, turística e residencial. E ela pode interagir com as que estão mais próximas.
É possível, por exemplo, construir uma cidade residencial e outra industrial - e uma trocar recurso com a outra. Já uma cidade turística pode oferecer emprego para os cidadãos das cidades vizinhas e, desta forma, fazer com que todas progridam juntas. Mas não é preciso necessariamente criar diversas cidades para conseguir essa proximidade entre a vizinhança. O sistema multiplayer tem a função justamente de conectar todos os jogadores e suas criações.
O mundo online é cheio de cidades e o novo SimCity usa essa possibilidade de maneiras interesantes. É possível fazer diversos acordos com os seus vizinhos: despachar o caminhão de lixo para ajudar na coleta da vizinhança e, em troca, ter a ação da equipe de bombeiros para a sua cidade, por exemplo. No entanto, o problema dessas ações - da interação - é que você precisa manter o nível de vida elevado na sua cidade para não perder os seus moradores para regiões mais frutíferas.
Não apenas construa, mas expanda
Outro fator incorporado à SimCity é que você pode aprimorar suas construções. Se construir um hospital pode comprar mais ambulâncias; se instalar uma escola consegue levantar mais salas de aulas. Isso lembrando sempre de manter seus moradores felizes, inserindo à cidade opções de diversões como parques, quadras ou mesmo cassinos.
Nesta edição, fica claro que tudo acontece por uma razão. Todos os moradores possuem funções pré-estabelecidas e precisam conviver uns com os outros. Por isso, cabe ao jogador tomar decisões certas para evitar tumultos, incêndios e até engarrafamentos. A falta de transporte público pode causar desgosto entre os moradores, já que terminais de ônibus são parte fundamental de uma cidade em ascensão. As reações acontecem em cadeia, por isso não "dê combustível ao fogo”.
Uma hora é muito pouco
O jogo está totalmente em português e as ações ocorrem de maneira intuitiva, diminuindo sensivelmente o nível de dificuldade - o que convida novos jogadores a se aventurar no mundo da simulação. A versão beta tem duração de apenas uma hora, o que claramente é pouco para se deliciar com as muitas possibilidades que o jogo traz e deixa um amargo sabor de "quero mais"!
A edição completa de SimCity chega chega às lojas em 8 março exclusivamente para PCs em duas versões: Edição Digital Deluxe, em que você pode projetar cidades no estilo das construções inglesas, francesas e alemãs no valor de R$ 140; e a Edição Limited Edition que custa R$ 99. Saiba mais detalhes em www.simcity.com.