Você lembra? Devil May Cry nasceu de versão cancelada de Resident Evil
Saga de Dante começou como um protótipo de RE4
Nesta terça-feira (13) chega ao PlayStation 4, Xbox One e PC a coletânea Devil May Cry HD Collection.
A coleção traz os três primeiros jogos da série, lançados originalmente para PS2, com gráficos remasterizados em alta definição e taxa de 60 quadros por segundo.
Hoje em dia, Devil May Cry é uma série consolidada, que já passou até por um reboot e conta até com rumores fortes de que um novo episódio já está em produção e será mostrado neste ano, mas o que poucas pessoas lembram é que a saga de Dante nasceu de uma versão rejeitada de Resident Evil 4.
A produção começou sob responsabilidade de Hideki Kamiya, hoje um dos fundadores da PlatinumGames e que na época era funcionário da Capcom, que pensou em fazer um Resident Evil 'legal' e 'estiloso'.
A aventura tinha um novo herói, chamado Tony, com força e inteligência sobre-humanas, habilidades obtidas por meio de biotecnologia.
Além disso, abandonou também os cenários pré-renderizados em favor de uma sistema de câmera dinâmica, como forma de mostrar melhor a ação frenética proposta para o game.
Quanto mais o jogo progredia, porém, a ponto até de a equipe da Capcom fazer uma excursão de 11 dias pela Europa para buscar referências culturais e arquitetônicas, mais ele se afastava dos temas centrais e do universo de Resident Evil.
Eventualmente, a produtora decidiu descartar esta versão como Resident Evil 4 e aproveitar o conteúdo já criado para um novo título. Tony virou Dante, todas as referências à Umbrella foram removidas e o jogo ganhou o nome de Devil May Cry.
RE4 acabou passando por mais algumas versões diferentes antes de chegar à forma final, lançada primeiro para o GameCube em janeiro de 2005.
Já Devil May Cry fez sucesso o bastante para garantir continuações e inspirar toda uma geração de títulos pelo mundo todo, como God of War e Bayonetta.