Sonic: Pode parecer má ideia, mas os jogos 3D merecem uma coletânea
Que vá desde Adventure até Forces mesmo
Sonic Origins está a caminho de todas as plataformas atuais (PS5, Xbox Series, PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC). A promessa é trazer, em um único pacote, todos os principais jogos da era 2D de Sonic the Hedgehog: o Sonic original, Sonic 2, Sonic 3 & Knuckles e Sonic CD.
LEIA MAIS
- Sonic Forces de celular é incrível
- Shadow the Hedgehog é o puro suco dos anos 2000
- Preview de Sonic Frontiers
Evidentemente, a era 2D é o período mais celebrado de Sonic, que entrou em declínio quando migrou para o 3D. Bom, é verdade que Sonic Adventure ainda conquistou algum sucesso, mas nada que se compare à trilogia original do mascote da SEGA.
2022 é um ano que, com certeza, entra para a história da franquia Sonic. Não bastasse o lançamento do segundo filme do mascote, que trouxe Tails e Knuckles para o universo de Sonic no cinema, existem ainda dois jogos confirmados: Sonic Origins e Sonic Frontiers.
Nitidamente, a marca Sonic está mais forte neste início de década do que esteve em toda a década passada. Isso se deve, em grande parte, ao sucesso notável dos já citados filmes, que revitalizaram a imagem do ouriço azul mais rápido de todos os tempos.
Dentro desse contexto, inevitavelmente, os jogos 3D só são lembrados quando alguém que fazer alguma observação negativa a respeito de Sonic. No entanto, me vejo obrigado a defender que exista, sim, uma coletânea dos jogos 3D um dia.
O motivo é muito simples. Nesta nova era para a marca Sonic, muitas crianças, principalmente, conhecerão o mascote por meio dos filmes. Talvez, essas pequenas pessoas se sintam motivadas a procurar mais material do ouriço para consumir. Isso inclui, evidentemente, os jogos.
Provavelmente, os jogos 2D, por melhores que sejam, não terão muito como alcançar essa nova geração, que cresceu acostumada com jogos tridimensionais e personagens em alta definição. Logo, uma saída seria apostar nos não tão elogiados jogos 3D, que podem até ser aprovados pelo senso crítico não tão apurado do público mais novo.
Na verdade, mesmo quando pensamos nos adultos, é fato que muitos conseguiram se divertir com os jogos 3D e talvez se perguntem, hoje em dia, se aqueles títulos antigos eram tão ruins quanto as pessoas falam. Então, por que não reunir todos os jogos 3D em uma coletânea de uma vez? Assim, todos poderão acompanhar 100% da trajetória de Sonic nos jogos. Mesmo durante os períodos mais sombrios da série.
Tudo bem. É difícil acreditar que alguém queira ver Sonic beijando humanos de novo, mas os jogos conseguiam acertar em outros aspectos. Sonic Unleashed, por exemplo, tem fases inacreditvalmente lindas, por mais que o jogo em si não seja tão divertido quanto outros da série.
Sonic Colors, aliás, ganhou até mesmo uma nova versão que é sensacional, como você pode conferir na análise do The Enemy. As cenas cinematográficas não foram recriadas como mereciam, mas ainda é uma experiência totalmente válida.
Por enquanto, não há qualquer indício de que a SEGA vá atender aos pedidos de um fã que quer dar uma segunda chance para os jogos 3D. De qualquer forma, fica registrado aqui esse desejo por uma coletânea dos piores jogos do Sonic.
Sonic Trash, Sonic Worse Gems, Sonic Dark Ages. Chamem do que for, faça isso acontecer, SEGA.