Mortal Kombat: A verdade por trás do nome, segundo Ed Boon

Opções cogitadas incluíam música do Queen e sobrenome de Jean-Claude Van Damme

Por Diego Lima 14.09.2022 22H35

Lançado em outubro de 1992, o primeiro Mortal Kombat marcou o nascimento da franquia, que, em 2022, completa 30 anos. Aliás, esse nome pode até ser extremamente difundido no mundo atual, mas Ed Boon, John Tobias e toda a equipe responsável pelo primeiro game demoraram seis meses para chegar nessa opção.

LEIA MAIS

Durante entrevista ao GameInformer publicada em 2016, Ed Boon falou sobre algumas opções que antecederam a escolha de seguir com "Mortal Kombat". Nomes cogitados iam desde uma referência à banda Queen até o sobrenome do ator Jean-Claude Van Damme.

"Nós queríamos chamar [o jogo] de Van Damme", disse Boon durante a entrevista. "Simplesmente queríamos ver grandes letras, 'Van Damme', quando você passasse por perto. Não há como ignorar algo assim."

Obviamente, esse título não virou. Mas, ainda em referência a Van Damme, outro nome cogitado pela equipe da Midway era "Kumite" — nome do torneio de artes marciais clandestino representado no filme O Grande Dragão Branco, um dos maiores sucessos na carreira de Van Damme.

"Kumite estava no topo da lista. Dragon Attack, que é uma música do Queen... Death Blow, Final Fist ou algo assim... todos esses títulos doidos, quase clichê, dos filmes de artes marciais", contou Boon.

Como nenhum dos títulos citados até então agradava a equipe responsável pelo jogo, chegou o dia em que eles decidiram criar nomes que girassem em torno da palavra "Combat" (em português, "Combate"), que é uma opção bem óbvia quando falamos em artes marciais. Aliás, de acordo com Boon, eles decidiram trocar a letra "C" pela letra "K" por estilo, simplesmente.

Eis que, um dia, no escritório de Boon, ele e um antigo colega, Steve Ritchie, estavam conversando. Ritchie, que nem fazia parte da equipe, viu o nome "Kombat" escrito no painel que era usado por Boon e os demais na hora de debater ideias.

"Ele disse: 'O que é aquilo?' E eu disse: 'É, nós estamos tentando criar um nome. É Kombat.' Ele, então, falou: 'Por que você não chama de Mortal Kombat?' E eu pensei: 'Meu Deus, é isso'", revelou Boon ao GameInformer.

Pois é. O nome Mortal Kombat veio, na verdade, como uma sugestão de uma pessoa que nem estava trabalhando no jogo. Posteriormente, para a surpresa de todos ali, Mortal Kombat se tornaria uma das marcas mais conhecidas no mundo dos jogos, com filmes, quadrinhos e, obviamente, inúmeros games lançados.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também em TwitchTwitterFacebookTikTok e no Google News.