Retro   Pc   Playstation   Xbox   Nintendo

10 jogos clássicos que merecem um remake ou remaster

Lista inclui Vagrant Story, Beyond Good and Evil e Parasite Eve

Por Diego Lima 18.06.2022 19H11

A indústria nunca teve tantos relançamentos quanto nas últimas duas décadas. Ainda assim, existem alguns jogos que não foram recriados da maneira que fãs gostariam ou esperavam. Silent Hill, Beyond Good and Evil, Final Fantasy VI. O que não falta são exemplos. 

LEIA MAIS

Nesta lista, o The Enemy traz 10 jogos que, com certeza, poderiam se beneficiar muito de uma recriação ou remasterização. Títulos que, no geral, podem não ter envelhecido tão bem ou, simplesmente, se tornaram extremamente difíceis de encontrar fora das plataformas em que surgiram.

Final Fantasy VI (1994)

O último Final Fantasy lançado para Super Nintendo costuma aparecer entre os mais elogiados pela crítica e pelos fãs. Com uma história cheia de personagens memoráveis marcados pela tragédia, estamos falando de um épico como poucos na história da indústria. Só de imaginar a cena da ópera completamente refeita em uma recriação... Nossa, seria tão bom. Infelizmente, o Pixel Remaster ainda não foi o bastante. 

Reprodução: Square Enix.

Parasite Eve (1998)

Dentre as grandes franquias de terror do primeiro PlayStation, Parasite Eve talvez seja a menos lembrada hoje em dia. Isso até faz sentido, quando paramos para pensar em como o jogo envelheceu. Infelizmente, até o primeiro Silent Hill tem controles mais adequados para a realidade contemporânea do que o primeiro Parasite Eve. Ainda assim, uma recriação poderia nos lembrar de por que esse jogo foi tão impactante na época.  

Reprodução: Square Enix.

Metal Gear Solid (1998)

Até existem algumas versões de Metal Gear Solid posteriores à do primeiro PlayStation, mas esse clássico de Hideo Kojima merecia todo um tratamento especial em uma recriação. Seja por narrativa ou pelas mecânicas, não faltam motivos para se divertir e, mais do que isso, se impressionar com esse jogo de 1998, que revolucionou o conceito de implementar cuidado cinematográfico aos jogos. 

Reprodução: Konami.

Silent Hill (1999) e Silent Hill 2 (2001)

Para não perder dois espaços da lista com uma única franquia, vamos juntar os dois primeiros Silent Hill em uma única posição. O primeiro jogo, especificamente, pode parecer bem feio quando olhamos hoje em dia, então, não é muito difícil concordar que ao menos uma remasterização cairia muito bem. O segundo jogo, por outro lado, até teve uma versão melhorada, mas foi naquela coletânea questionável junto com o terceiro. Então, na boa: apenas refaça os dois, Konami. Mas, desta vez, que seja para valer. 

Reprodução: Konami.

Skies of Arcadia (2000)

É verdade que o Dreamcast merece toda uma lista à parte somente com os jogos do console. De qualquer forma, como não é o caso desta vez, é impossível não pensar em Skies of Arcadia quando falamos em clássicos que mereciam muito mais projeção do que tiveram originalmente. Uma nova versão seria a oportunidade perfeita de apresentar esse mundo fascinante a uma nova geração de jogadores.

Reprodução: SEGA.

Vagrant Story (2000)

Poucos jogos de RPG são tão lembrados em listas como esta quanto Vagrant Story. Situado no universo de Final Fantasy XII e Final Fantasy Tactics, Vagrant Story traz uma das melhores versões de Ivalice. É uma pena que não exista uma versão HD ou uma recriação completa que valorize todos aqueles cenários, traga um sistema de combate atualizado e modelos de personagem dignos da história.  

Reprodução: Square Enix.

Beyond Good and Evil (2003)

É relativamente fácil encontrar Beyond Good and Evil nos computadores, mas o jogo original, infelizmente, não envelheceu tão bem assim. Se a Ubisoft lançasse uma nova versão com alguns detalhes ajustados, como correções na câmera, maior definição dos personagens e, talvez, até mesmo a reformulação de alguns segmentos inteiros, os fãs com certeza teriam mais paciência para esperar pela continuação.

Reprodução: Ubisoft.

X-Men Legends (2004) e X-Men Legends X-Men Legends II: Rise of Apocalypse (2005)

O lançamento de Marvel Ultimate Alliance 3 pode ser interpretado de pelo menos duas maneiras. Por um lado, é sempre bom ter novas opções para jogar algo nesse formato, se você gosta. Por outro, parece que a Marvel simplesmente se esqueceu dos jogos que deram início ao formato da série MUA: X-Men Legends. Foi no primeiro X-Men Legends que essa ideia de colocar quatro herois juntos contra hordas de inimigos e alguns chefões surgiu. Aliás, o segundo jogo da série consegue ser ainda melhor. Só é uma pena que, provavelmente, nunca veremos novas versões dos jogos dos X-Men. 

Reprodução: Activision.

Jade Empire (2005)

É verdade que a BioWare já viveu momentos mais felizes. Lá atrás, nos anos 2000, a empresa presenteou jogadores com uma aventura cheia de ação marcada pelas artes marciais e pelo já tradicional sistema de moralidade. Considerando a aparente disposição recente da empresa em relação a novas versões de jogos antigos, talvez não seja demais sonhar com um Jade Empire totalmente reconstruído do zero. Mas, se isso não acontecer, pelo menos podemos jogar o clássico no PC. Ainda que, naturalmente, a experiência não vá ser tão fluída quanto alguns jogadores se lembram.

Reprodução: BioWare.

Bully (2006)

Obviamente, algum jogo da Rockstar apareceria na lista. Bully nada mais é do que aquele clássico do qual a empresa parece não se orgulhar tanto ou, no mínimo, algo que só voltará quando a Rockstar tiver certeza de que pode entregar algo ainda melhor do que foi o primeiro jogo. Não faltaram rumores a respeito de continuações e relançamentos de Bully ao longo dos anos, mas nada que tenha se concretizado. Tocar o terror naquela escola com visuais mais realistas e sistemas atualizados seria simplesmente incrível.

Reprodução: Rockstar.