GTA: San Andreas, em ao menos um sentido, é insuperável
Se as remasterizações da Rockstar forem reais, sonhos se realizarão
Poucos foram os jogadores que tiveram um PlayStation 2 e nunca jogaram Grand Theft Auto: San Andreas, também conhecido como um dos melhores jogos de todos os tempos. O game mais vendido do console mais vendido de todos os tempos não tinha como não se tornar um clássico absoluto.
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Imagine se cada cópia pirata vendida ao redor do mundo fosse contabilizada nos números oficiais da Rockstar?! Talvez ainda não fosse o bastante para bater sucessos contemporâneos como Minecraft e o próprio GTA V, mas ainda seriam vendas absurdamente altas.
É verdade que, como praticamente todos os jogos 3D de 15 ou 20 anos atrás, GTA: San Andreas não envelheceu tão bem assim. Hoje, é impossível não ser distraído pelos prédios e árvores que surgem do nada, pedaços do mapa que demoram demais para carregar e modelos de personagem... Engraçados, no mínimo.
Ainda assim, existe um aspecto desse clássico lançado em 2004 que nem mesmo GTA V conseguiu bater: os códigos. Embora o game mais recente da franquia conte com algumas opções divertidas, como surgir no céu do nada ou pular ridiculamente alto e se sentir o Hulk, elas não chegam aos pés do que era possível fazer em San Andreas.
Quer dinheiro? Faz o código. Quer saúde no máximo? Já sabe. Quer que toda a população da cidade esteja armada e comece a guerrear? Não se segure. Quer seguir com o carro em direção ao céu, no maior estilo Harry Potter, enquanto ouve "Eminence Front", do The Who? Só vai.
Era um mundo de possibilidades que não exigia modificações criadas pelos fãs. Estava tudo dentro do jogo. A própria Rockstar fazia questão de tornar possíveis os sonhos mais absurdos dos fãs. Além disso, San Andreas ainda permitia que jogadores vivessem todo esse caos com amigos offline, por meio de um cooperativo local bem funcional.
Aliás, como se esquecer da aflição de saber que o segundo jogador não tinha direito a códigos de saúde? E, se ele morresse, você morria junto. Então, mesmo com todas aquelas opções que tornavam o primeiro jogador invencível, ainda existia uma vulnerabilidade. Era possível perder.
Recentemente, surgiram rumores de que a Rockstar está trabalhando em uma remasterizção da trilogia de GTA lançada no PlayStation 2 (GTA III, Vice City e San Andreas). É difícil imaginar que algum fã desses clássicos não esteja desesperado para descobrir se é verdade ou não.
Caso seja lançada, uma nova versão de GTA: San Andreas com certeza levará de volta uma legião de jogadores ao game, que vão pelo menos querer ver todos aqueles personagens incríveis e cenários mais uma vez. E se eles mantiverem todos os códigos, melhor ainda.
Acho difícil que eu consiga jogar qualquer outra coisa tão cedo, caso GTA: San Andreas volte a ser um jogo visualmente impressionante mantendo todas as outras qualidades aqui citadas. Por favor, Rockstar, não nos decepcione.