Retro   Pc   Mobile   Playstation   Xbox   Nintendo

GTA: O personagem lunático mais amigável de San Andreas

Truth é, realmente, um NPC único na história da franquia

Por Diego Lima 10.04.2023 16H00

Conspiracionistas lunáticos sempre existiram, seja no mundo real ou nos jogos. Inclusive, um dos personagens mais aleatoriamente cativantes de GTA: San Andreas, o lendário The Truth, foi usado com maestria pela Rockstar para trazer mais essa camada cômica ao clássico de 2004.

O momento em que conhecemos Truth é bem marcante. Afinal, trata-se de um dos primeiros acontecimentos que sucedem a descoberta de CJ sobre Ryder e Big Smoke. Ele logo pede aos jogadores que roubem uma colheitadeira para usar em uma plantação de maconha, o que só poderia levar ao início de uma grande amizade.

Truth se mostra, com o tempo, um aliado bastante confiável de CJ. Ele está presente ao lado do protagonista quando jogadores chegam a San Fierro e continua por perto até a morte do policial Frank Tenpenny, quando CJ encerra um ciclo sangrento.

Muitas são as interações com Truth que jogadores podem guardar na memória mesmo anós após jogarem. A famosa missão de queimar a plantação de maconha, por exemplo, está entre as mais inusitadas no jogo inteiro. O próprio CJ aredita que está prestes a desmaiar por causa do cheiro quando eles terminam de queimar tudo.

Sempre excessivamente calmo e nitidamente chapado, Truth é um adepto das teorias da conspiração mais absurdas que existem. Na cabeça dele, John F. Kennedy, ex-presidente dos Estados Unidos, nunca morreu. Na verdade, ele teria se mudado para a Escócia junto da cantora Jania Joplin. Ah, e é óbvio que ele não acredita que humanos pisaram na lua.

LEIA MAIS

Com pouco menos de uma hora de participação em uma história com dezenas de horas de duração, Truth permanece como um dos NPCs mais aleatórios e divertidos já apresentados pela Rockstar. Ele pode acreditar em absurdos e não parecer tão confiável, mas, por incrível que pareça, Truth está do lado do protagonista no final da história para dizer que ele, finalmente, fez o que parecia impossível: derrotou o sistema. 


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!