Pokémon: Se você encontrou este glitch, cuidado
Esse bug famoso pode quebrar seu jogo.
A primeira geração de Pokémon é a casa de um dos glitches mais famosos dos games. Fácil de reproduzir, o bug gera um ser enigmático que assombra e cativa os fãs até os dias atuais. Trata-se de uma entidade com características Pokémon, mas não é um Pokémon propriamente dito.
Você provavelmente sabe de qual glitch estamos falando – e se não sabe, é bom ter cuidado. Afinal, caso tente reproduzi-lo, as consequências podem ser drásticas. Explicamos tudo o que precisa saber abaixo.
Número desconhecido
Parte expressiva dos treinadores conhece o nome "MissingNo.". Esse misterioso título, diminutivo de “Missing Number” (“Número desconhecido”, em tradução livre), é usado para identificar o glitch que resulta em um Pokémon que se posiciona entre números da PokéDex válidos.
Se ficou confuso, não se assuste: é confuso mesmo. Basicamente, MissingNo. é erro descoberto em Pokémon Red, Blue e Yellow causado por uma sequência de ações específicas. O resultado é um Pokémon no mínimo perturbador, formado por uma série pixels desconexos.
Ao todo, existem 39 variantes do MissingNo. na primeira geração. Em Red e Blue, ele é tipo Bird (a forma como “Voador” era identificado na época) e Normal. Já em Yellow, o Pokémon “bugado” aparece como um tipo duplo Normal – parte do que torna o glitch tão estranho.
Antes de explicar como capturar MissingNo., temos o dever de informá-lo dos danos que ele causa no jogo.
Jogadores relatam diferentes erros de performance ao reproduzir o bug, como o comprometimento da interface do Hall of Fame, de batalhas e até desligamentos forçados. O pior dos casos acontece em Pokémon Yellow, em que o glitch pode corromper o arquivo de jogo.
Agora que está ciente, siga por sua conta e risco: O processo mais tradicional para encontrar MissingNo. tem início ao completar o tutorial de captura com o homem idoso em Viridian. Deixe-o escolher Weedle e, em seguida, siga para Cinnabar.
Use um Pokémon de água, como Gyrados, para surfar pela costa da cidade. Surfe para cima e baixo pela costa repetidamente e MissingNo. aparecerá em um encontro aleatório.
O que causa o glitch?
Em poucas palavras, MissingNo. é o resultado de uma série de erros na leitura de dados do jogo. No Game Boy, a linguagem de programação possui no máximo 256 variáveis, numeradas de 0 a 255. Sabendo que há apenas 151 Pokémon na primeira geração, 105 espaços de memória permanecem vazios ou são ocupados por dados ocultos ao jogador.
Dessa forma, ao causar o bug, o jogador força o game a gerar um Pokémon de um dos espaços remanescentes. O resultado é a mensagem de erro materializada como o conjunto perturbador de sprites.
No entanto, a bizarrice do glitch não se limita a sua aparência e erros causados ao jogo. Ao abrir a página de MissingNo. na PokéDex, cuidado para não pular de susto, pois o mais provável é que um grito distorcido seja reproduzido. Jogadores identificaram que trata-se de um grito de Nidoran sem efeito de eco, e o resultado é assustador.
Outro aspecto macabro do bug são suas variações, que podem tomar três formas únicas. Há os MissingNos. fósseis, que correspondem a um esqueleto de Kabutops e Aerodactyl, e o MissingNo. fantasma, que possui o mesmo sprite que a Marowak que encontramos na Pokémon Tower – a falecida mãe de Cubone.
Não à toa, MissingNo. é tema de creepypastas e pesadelos dos jogadores. Poucos sortudos (ou infelizes) treinadores ainda possuem o MissingNo. original e arriscam a transferência para Pokémon recentes.
A forma mais comum de transferir o glitch para os games da franquia restantes, porém, é por meio de hack. De qualquer forma, a Game Freak programou respostas diferentes ao bug em cada título. Em Gold e Silver, por exemplo, batalhar usando MissingNo. causa uma série de bloqueios nas ações do jogador.
LEIA MAIS
- Kaardik: O jogo brasileiro que une Pokémon e cultura nacional
- Pokémon: Despedida de Ash ganha data para chegar à Netflix
- Pokémon Sleep: Novo App vai te ajudar com seu sono — de maneira fofa e divertida
Por enquanto, Pokémon Red e Blue não estão disponíveis no catálogo do Pacote Adicional do Nintendo Switch Online. Porém, ainda é possível jogá-lo no Game oy e nas versões lançadas na eShop do 3DS e 2DS – onde é possível reproduzir o glitch de MissingNo. Se for fazê-lo, como já alertamos, tenha cuidado.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok.
Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!