PlayStation demitiu dezenas de funcionários no dia do anúncio do PS5, diz site
Demissões ocorreram principalmente no Reino Unido e nos EUA
O site VGC reporta que, no mesmo dia em que a Sony revelou que o PlayStation 5 será oficialmente lançado no fim de 2020, dezenas de funcionários da empresa foram demitidos, principalmente nos escritórios europeus do setor de games.
De acordo com fontes, diretores da PlayStation nos EUA visitaram os escritórios da Sony Interactive Entertainment Europe, em Londres, na última terça (8), anunciando a reestruturação de diversas divisões, incluindo marketing e relações públicas.
- Chefe do PlayStation, Shawn Layden deixará Sony
- Presidente da Sony Interactive Entertainment Japan Asia anuncia aposentadoria
Funcionários do setor criativo dos EUA também reportaram demissões nesta área da empresa.
O VGC indica, via suas fontes, que no último ano a influência da Sony Interactive Entertainment America cresceu sobre a divisão como um todo, e agora planeja centralizar as operações globais de PlayStation.
Anteriormente, as divisões regionais tinham uma autonomia maior entre elas, podendo dar ênfase a seus próprios jogos e orçamento de marketing. O site como exemplo o PlayStation Move, que recebeu uma campanha maior na Europa.
Por um lado, isso tornava as operações, para a reclamação de diversas publishers. Por outro, funcionários europeus temem que a divisão americana tome controle total do setor, diminuindo significativamente a influência e comunicação com outras regiões do mundo.
Como exemplo, fontes indicam que membros da divisão europeia nem sabiam que a Sony planejava anunciar os detalhes do PlayStation 5 nesta semana, descobrindo ao mesmo tempo que o público.
Porém, com a reportagem indica, não há informações concretas sobre a possibilidade de as demissões ocorrerem no mesmo dia da revelação ser uma decisão deliberada da companhia.
Procurada pelo VGC, a Sony não se pronunciou sobre o assunto.