Sony comenta a ausência de jogos indies na sua conferência da E3 2017

Jim Ryan diz que os games independentes são "menos relevantes" agora

Por Guilherme Jacobs 21.06.2017 15H39

Ao contrário de alguns anos anteriores, a conferência da Sony na E3 deste ano não teve a presença de jogos indies, algo que se tornou uma das maiores diferenças da empresa em anos passados. Ao contrário da rival Microsoft, a dona do PlayStation 4 focou em grandes produções, e agora explicou sua estratégia.

"Uma das coisas que percebemos é que essas montagens de dez jogos indies mostrados em um minuto é quase sem significado," disse Jim Ryan, diretor de marketing global de PlayStation, ao GamesIndustry.biz. "Ninguém consegue aprender nada sobre esses jogos nesse período. É quase visto como tempo perdido."

Ryan, que recentemente foi manchete por conta do seu posicionamento para retrocompatibilidade e multiplayer entre plataformas, entrou mais a fundo nessa explicação.

"Tinha uma hora e um lugar, e nos primeiros momentos da vida do PS4, para fazer declarações. Era mais sobre fazer uma declaração que estávamos sérios sobre indies, que estamos fazendo isso, e que é com indies," ele continuou. "Sabe, agora, nós temos muito conteúdo independente na plataforma. E o fato de que nós elegemos, junto com outras coisas como Gran turismo e PlayLink, não dar tanta visibilidade no palco essa semana, não quer dizer que não é importante, que não existe ou que não nos preocupamos com isso.

"Foi algo bom de se falar em 2013 e 2014. Mas é menos relevante agora. Nós temos que falar sobre realidade virtual, por exemplo," ele concluiu.