Renan Bolsonaro é banido da Twitch após ironizar pandemia de Covid-19
Filho do presidente Jair Bolsonaro fez comentários sobre a pandemia durante partida de PlayerUnknown's Battlegrounds
Filho do presidente Jair Bolsonaro, Jair Renan Bolsonaro teve seu canal banido da Twitch na tarde desta sexta-feira (01).
O banimento vem após Renan Bolsonaro ter ironizado a gravidade da pandemia da Covid-19 durante uma transmissão ao vivo na Twitch. O ban foi registrado pelo SteamerBans, bot que lista todos os perfis banidos da plataforma.
Enquanto jogava PlayerUnknown's Battlegrounds, Renan fez uma série de piadas sobre a doença causada pelo novo coronavírus, afirmando que a Covid-19 é uma "gripezinha" e que a pandemia é "história da mídia". Vídeos com os comentários do streamer circularam pelas redes sociais após o episódio.
“Vamos na rua na pandemia, tá ok? Pô, que pandemia, malandro? Isso aí é história da mídia aí para trancar você em casa, para achar que o mundo está acabando", afirmou enquanto interagia com seguidores da transmissão. "É só uma gripezinha, irmão, vai tomar no c*".
[Atualização - 01/05 - 17h50]
Pouco tempo após seu banimento, Renan Bolsonaro se manifestou sobre o episódio através de uma série de posts no Twitter.
"Fui banido da Twitch para sempre. Interessante é que a rede social mantém perfis que disseminam claramente a misandria (ódio, o desprezo ou o preconceito contra homens ou meninos), mas não suportam uma brincadeira, por mais pesada que fosse", escreveu. "Muitos perfis utilizaram a brincadeira fora de contexto e diante toda essa briga política. Fui prejudicado. A ânsia de atacar alguém que afete o presidente da república é maior do que apurar uma simples piada e respeitar a liberdade de expressão".
Na série de posts, Renan faz referência a outro de seus comentários feitos durante a transmissão na Twitch: "prefiro morrer transando do que morrer tossindo". A frase é uma alusão a um discurso proferido pelo cantor Leonardo durante um show em março deste ano – o episódio também gerou revolta entre internautas.
"Piada que foi feita antes por um cantor, apenas reutilizei pelo contexto atual. Muitos humoristas são criticados por fazer piadas e também são execrados por isso", afirmou Renan sobre o comentário.
[Atualização 2 - 01/05 - 20h10]
Em nota enviada ao The Enemy, a assessoria de comunicação confirmou que a suspensão de Renan aconteceu por conta de "comentários feitos em sua stream", de acordo com as "políticas de conduta de ódio" da plataforma.
"De acordo com nossas políticas de conduta de ódio, Renan Bolsonaro foi suspenso temporariamente da Twitch por comentários feitos em sua stream e o conteúdo foi removido", informou a companhia.