Pc   Mobile   Playstation   Xbox   Nintendo

Fortnite lança UEFN, o Criativo 2.0 do jogo; saiba mais

Novidade conta com Unreal Engine 5 e promete revolucionar o futuro do game

Por Bruno Povoleri 22.03.2023 20H30

Epic Games divulgou novidades importantes do Fortnite durante a GDC 2023 nesta quarta-feira (22). Entre os principais conteúdos inéditos que chegarão ao battle royale, estão o Unreal Editor for Fortnite (UEFN) - que é uma espécie de Criativo 2.0 com recursos da Unreal Engine 5 - e uma nova economia para criadores e desenvolvedores de mapas.

As duas adições pretendem revolucionar o Fortnite. Isso porque será possível criar ambientes ainda mais editáveis dentro do universo do battle royale. Além disso, os desenvolvedores dos mapas poderão receber uma parte da receita líquida da loja de itens do game.

Criativo 2.0

O Unreal Editor for Fortnite (UEFN) foi lançado em beta público nesta quarta-feira (22) e pode ser baixado aqui. O aplicativo é uma versão do Unreal Editor que pode criar e publicar experiências diretamente no Fortnite, com destaques para os recursos da Unreal Engine 5. A partir dele, criadores e desenvolvedores tem um mundo inteiro de novas opções criativas para produzir jogos e experiências que podem ser desfrutadas pelos usuários.

Exemplo do UEFN (Foto: Divulgação/Epic Games)
Exemplo do UEFN (Foto: Divulgação/Epic Games)
Exemplo do UEFN (Foto: Divulgação/Epic Games)
Exemplo do UEFN (Foto: Divulgação/Epic Games)

Além disso, o UEFN oferece a oportunidade de usar a nova linguagem de programação Verse pela primeira vez. Ela oferece recursos de personalização poderosos, como manipular ou encadear dispositivos, e tem a capacidade de criar facilmente uma nova lógica de jogo. Verse está sendo projetado como uma linguagem de programação para o metaverso.

Alguns dos desenvolvedores e criadores de mapas, que tiveram acesso antecipado ao UEFN, publicaram vídeos nas redes sociais com detalhes do processo de desenvolvimento. Os resultados são impressionantes (veja abaixo).

Nova economia de criadores

Junto com o UEFN, a Epic lançou a Economia de Criadores 2.0 - que nada mais é do que um recurso de pagamentos por engajamento. No caso, criadores elegíveis e parceiros da empresa irão receber proporcionalmente 40% da receita líquida da loja de itens e a maioria das compras em dinheiro real do Fortnite.

LEIA MAIS

Vale contextualizar que a Unreal Engine (UE) é a espinha dorsal do ecossistema da Epic Games. De acordo com a publisher, 77% dos usuários migraram para o Unreal Engine 5 desde o lançamento da tecnologia em 2022.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na TwitchTwitterFacebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!