Tech   Pc

Asus ROG Ally vai ter suporte ao Steam Deck OS, confirma Valve

Consoles portáteis de outras fabricantes também contarão com sistema operacional da Valve, mas isso deve demorar um pouco

Por Rafael Arbulu 14.08.2024 15H54

A Valve confirmou a chegada do Steam Deck OS – o seu sistema operacional para consoles portáteis – ao ROG Ally da taiwanesa ASUS. Mais além, a empresa também sinalizou a intenção de levar o sistema a outras fabricantes e máquinas do tipo, mas isso ainda deve demorar um pouco a acontecer já que o projeto ainda está em fases iniciais de implementação.

A informação foi confirmada ao Verge por Lawrence Yang, engenheiro de software da Valve e, para todos os efeitos, pode solucionar uma das maiores críticas relacionadas ao desempenho do ROG Ally: lançado oficialmente no mercado brasileiro no meio do ano passado, o portátil da Asus roda dentro do Windows 11 como base – embora ele facilite a execução de jogos, o sistema operacional da Microsoft é otimizado para desktops e notebooks, e inconsistências com o tipo de dispositivo a rodá-lo são mais comuns do que parecem.

LEIA TAMBÉM

Crédito: The Enemy/Acervo

O Steam Deck OS, por outro lado, tem sua base no Linux, e é otimizado especificamente para a execução de jogos dentro do cliente da Steam, loja de jogos para PC da própria Valve – isso não apenas facilita a redução de bugs e inconsistências de software, como também abre caminho para atualizações e implementação de melhorias mais simples.

Estranhamente, a própria Asus não comentou a novidade até o fechamento desta matéria, uma vez que toda a informação – antes de sua confirmação – veio de um vazamento que apenas os usuários mais iniciados na informática perceberam: em uma das notas técnicas da versão mais recente do Steam Deck OS, a Valve deixou escapar a expressão “suporte adicional para chaves extras do ROG Ally”.

Inicialmente, pensava-se que essa linha de atualização referia-se à versão para desktop/notebook da Steam (que oferece uma interface em tela cheia para qualquer tipo de computador). Ao Verge, no entanto, a Valve confirmou que não é o caso: de fato, a nota técnica refere-se a levar o sistema da empresa ao portátil da concorrente.

A questão que sobra é “quando”, já que a Valve não confirmou nem mesmo uma previsão de quando esse suporte deve chegar.