Riot anuncia mudanças para o Play-In do Mundial 2020

Equipes do Vietnã não irão mais participar devido a pandemia de Coronavírus; Mudança dá esperanças à comunidade brasileira

Por Bruno Pereira 01.09.2020 16H12

Nesta terça-feira, a Riot Games anunciou mudanças no formato do Play-In do Campeonato Mundial 2020, por meio de seu diretor de operações de esports, Tom Martell.

Segundo Tom, as restrições de viagens impostas pela China, país-sede do Worlds, impossibilitam a presença de equipes do Vietnã. Apesar de tentarem chegar em uma decisão que incluísse a região do sudeste asiático, a Riot decidiu por cancelar a participação das equipes que disputam a VCS.

Como forma mínima de compensação, Team Flash e GAM Esports/EVOS Esports ainda receberão a premiação do Mundial, apesar de não participarem do evento este ano.

Com a mudança de número de equipes, que impacta tanto a Fase de Grupos quanto a Fase de Entrada, a Riot também anunciou mudanças no formato do Mundial:

Imagem: Riot Games

O terceiro colocado da LCK (Coreia), que disputaria a Fase de Entrada, entra direto nos Grupos do Main Stage, devido às atuações prévias da região em palco internacional.

O formato inteiro da Fase de Entrada foi alterado: agora, as dez equipes (#4 China, #4 Europa, #3 América do Norte, #2 Sudeste Asiático, Brasil, CEI, Japão, América Latina, Oceania e Turquia) serão divididas em dois grupos de cinco.

  • O primeiro colocado dos grupos avançará diretamente para a Fase de Grupos do Mais Stage;
  • O último colocado dos grupos será eliminado do Mundial;
  • O terceiro e quarto colocados de cada grupo se enfrentam em uma série Md5;
  • O vencedor desta série enfrenta o segundo lugar do outro grupo pelas últimas vagas na Fase de Grupos do Main Stage.
Imagem: Riot Games

A mudança, apesar de temporária devido a pandemia, foi recebida com felicidade pela comunidade brasileira de League of Legends. 

Ao tirar uma equipe coreana e dar passe livre para as principais equipes de cada grupo (que provavelmente serão da Europa e China), a comunidade avaliou com otimismo uma equipe brasileira bater de frente com adversárias de regiões minors e o último representante da América do Norte e Sudeste Asiático.

Lembrando que a região brasileira não chega à Fase de Grupos do Worlds desde 2016 com a INTZ, quando o formato de classificação ainda era o antigo IWCQ. Desde então, Team oNe (2017), KaBuM eSports (2018) e Flamengo eSports (2019) falharam em passar da Fase de Entrada do Mundial, gerando grandes críticas da comunidade sobre o nível de jogo apresentado e também o formato do Play-In do Mundial.

O Worlds está marcado para início no dia 25 de setembro. Mais informações serão divulgadas nos próximos dias pela Riot Games.