LoL: Damwon sangra, mas se classifica com Cloud9 no MSI 2021
Atuais campeões mundiais sofreram em diversas partidas, mas passam para o hexagonal final com os norte-americanos
Se a expectativa era que China e Coreia acabassem com a competição e as regiões Wildcard após a abolição do Play-In no MSI 2021, estávamos enganados.
A atual campeã mundial DWG KIA suou e sangrou para virar partidas contra Infinity e DetonatioN FocusMe, e até perdeu uma partida para a Cloud9. Os norte-americanos, por sua vez, tiveram que superar um início com duas derrotas, mas ajudados pelos resultados do grupo, se classificaram mesmo com uma partida de sobra.
Confira a tabela e o resumo de cada equipe nesta Fase de Grupos:
DWG Kia (1º lugar)
Os atuais campeões mundiais saíram com o melhor recorde do grupo: cinco vitórias e uma derrota. No entanto, na contramão do que mostrou a RNG, por exemplo, os sul-coreanos tiveram que ralar mais do que gostariam para vencer o Grupo C. Com um jogo pragmático e às vezes lento, a equipe foi punida por todos do grupo, sem exceção: partidas difíceis e que saíram atrás no early game para Infinity, DFM e Cloud9, sendo que os americanos foram os únicos que conseguiram tirar uma partida da campeã coreana.
A Damwon continuará a ser uma das favoritas ao título, mas sem dúvida precisarão aproveitar muito bem os dois dias de folga até o início do hexagonal para consertar seus problemas de early game. As equipes da Fase de Grupos puniram até certo ponto e permitiram a virada de uma DWG que sabe o que está fazendo e possui ótimos jogadores, mas contra equipes mais consolidadas isso poderá ser um problema.
Cloud9 (2º lugar)
Como sempre, o representante da América do Norte teve que dançar para se classificar em uma competição internacional. Após começar 0-2 perdendo para DFM e DWG, a Cloud9 se recompôs e Perkz entrou em campo, liderando os americanos para vitórias importantes, mas principalmente contra os coreanos da Damwon, na primeira partida desta quarta-feira.
Felizmente para a Cloud9, a combinação de resultados do grupo os ajudou, e após vencer (de virada) a DetonatioN FocusMe, entraram para a última partida contra a Infinity já classificados, mas sem chances de disputar o primeiro lugar do grupo. As coisas se resolveram bem para a C9, o que realmente precisa melhorar é a inconsistência de desempenho da equipe para o hexagonal final.
DetonatioN FocusMe (3º lugar)
A campeã japonesa e toda a sua região devem estar muito orgulhosos de sua performance no MSI. Claro, no final há a tristeza por não terem se classificado, mas por outro lado fizeram a Damwon Gaming campeã Mundial precisar virar as duas partidas para vencer os japoneses. A DFM ainda venceu a Cloud9, o que significa que o único vacilo que os impediu de brigar por uma vaga realmente foi a partida perdida contra a Infinity Esports no primeiro turno.
A DFM entregou tudo isso jogando com Kazu de Suporte. O jogador na verdade é um ex-jogador profissional e que era o técnico da equipe há três anos. O Suporte titular, Gaeng, ficou impedido de jogar por ser sul-coreano, mesma nacionalidade do Caçador e Meio da equipe, Steal e Aria, respectivamente. Pelas restrições da Riot, apenas dois jogadores de fora do país podem jogar um jogo. Isso vai melhorar, já que Gaeng completará dois anos no Japão na Etapa que vem e deixará de contar como import para o país. Aguardem mais da DFM no Worlds 2021!
Infinity Esports (4º lugar)
Nossos hermanos foram sorteados em um grupo extremamente difícil, isso é inegável. No entanto, mostraram personalidade e bons jogos ao fazerem a DWG e a Cloud9 suarem para batê-los após boas iniciativas no começo dos jogos. A Infinity não foi coadjuvante, já que a sua vitória sobre a DetonatioN FocusMe impediu os habilidosos japoneses de disputar uma vaga, influenciando diretamente na classificação do grupo.
A Infinity possui problemas parecidos com a paiN Gaming: região com investimento e estrutura longes das regiões majors, dificuldades de encontrar treinos de qualidade e (em menos nível que o Brasil) isolamento geográfico que impede treinos de maior nível. Dentro de jogo, mesmo com boas vantagens construídas no early game, a equipe pecou na transição para o meio de partida e jogou a vantagem fora - assim como paiN vs MAD Lions.
O MSI agora entra em pausa e retorna para o hexagonal final na sexta-feira (14). Todas as seis equipes se enfrentam em turno e returno, e as quatro primeiras colocadas avançam para as semifinais do campeonato.
As classificadas são: Cloud9 (América do Norte), DWG KIA (Coreia do Sul), MAD Lions (Europa), Pentanet.GG (Oceania), PSG Talon (Pacífico) e Royal Never Give Up (China).