“Irresponsável e demonstra desconhecimento”, diz ABRAGAMES sobre fala de Lula
Associação reforça que não existem estudos que correlacionam jogos com violência nas escolas
Na tarde da última terça-feira (19) o presidente Lula fez uma declaração que causou comoção na comunidade gamer ao dizer que “Não tem game falando de amor. Não tem game falando de educação. É game ensinando a molecada a matar". Em resposta à declaração, a ABRAGAMES (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos) uma carta aberta afirmando que a fala do mandatário é “irresponsável e demonstra desconhecimento”.
“Imputar aos games a responsabilidade por atos violentos é se apoiar em um pretexto equivocado e leviano para justificar falhas que envolvem segurança pública, educação, economia, saúde e outras tantas atribuições do Estado. Dizer que “os jogos ensinam a molecada a matar” é, no mínimo, irresponsável e demonstra desconhecimento tão grande ou maior do que afirmar que “não tem game falando de amor, nem game falando de educação”, diz o comunicado.
Segundo a associação, “Os jogos falam de amor e de educação, assim como falam de cultura, de inclusão social, de diversidade, de superação, de respeito, de esporte e de tantos outros temas extremamente importantes e que nem sempre têm o protagonismo que deveriam ter na sociedade”.
A ABRAGAMES representa mais de 130 estúdios nacionais de desenvolvimento de games e reforça que não existem estudos que comprovem ou criem relação entre jogos violentos com o comportamento de jovens e crianças.
“Os principais estudos internacionais não revelam evidências de que os jogos induzem alterações neurológicas, psicológicas e/ou comportamentais e atos de violência”, diz o comunicado.
A ABRAGAMES reforça que existem diversos projetos e jogos que não se apoiam em violência. “O que não faltam são projetos incríveis, sensíveis e criativos que, pelas mãos de profissionais talentosos e dedicados, contam histórias únicas que transformam vidas (de quem faz e de quem joga) e ensinam a trabalhar em equipe, superar adversidades, tomar as melhores decisões e solucionar desafios”.
A carta termina dizendo que “A Abragames e as associações regionais se compadecem pelos recentes episódios violentos e, cientes de suas responsabilidades e deveres, estão sempre dispostas e disponíveis para abrir diálogo e contribuir com a criação de um ecossistema saudável de informações no que tange a indústria dos games”.
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De acordo com a associação, o setor de games no Brasil contribui com 12 mil e mais de mil estúdios.
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