Final Fantasy Tactics é o melhor jogo da série em um aspecto
Simplesmente, um dos melhores jogos da franquia
Poucos jogos da franquia Final Fantasy se aprofundam tanto em conspirações políticas quanto Final Fantasy Tactics, uma evidente fonte de inspiração para Final Fantasy XVI, da Square Enix.
Lançado em 1997, Final Fantasy Tactics se destacou dos demais jogos da franquia por trazer um estilo de jogabilidade que envolvia movimento em um grid com aliados e inimigos, algo típico dos RPGs táticos, como Shining Force, de muitos anos antes.
Ao longo da campanha, jogadores controlam o protagonista Ramza Beoulve, membro de uma prestigiada família de Ivalice. Apesar de ser um "nobre", digamos, Ramza é bem próximo de um outro personagem chamado Delita, e foi esse segundo nome que inspirou o título deste texto que você está lendo.
Vilões sempre foram um aspecto fundamental de Final Fantasy. Nomes como Kefka, de Final Fantasy VI, Sephiroth, de Final Fantasy VII, e Seymour, de Final Fantasy X, costumam ser lembrados por fãs como alguns dos mais memoráveis.
Delita, por outro lado, é frequentemente esquecido, e arrisco presumir um motivo: originalmente, na história, ele começa apenas como um camponês injustiçado; não como um personagem verdadeiramente cruel e sádico.
Por mais que outros vilões de Final Fantasy sejam mais icônicos, a construção de Delita como antagonista é incomparável. Acompanhar a trajetória que leva à morte da irmã dele e, posteriormente, à transformação daquele camponês constantemente hostilizado em um rei que acredita que os fins justificam os meios é fenomenal.
Você pode olhar para Final Fantasy Tactics em 2023 e sentir certa resistência ao jogo, já que, o visual retrô pode limitar a imersão de muitos potenciais fãs. No entanto, aqueles que estiverem dispostos a jogar do início ao fim serão presenteados com uma das histórias mais fascinantes já contadas em Final Fantasy — com o que eu, sinceramente, considero o melhor vilão.
Kefka era o mal absoluto, sem qualquer restrição moral em relação a atrocidades como envenenar a água de um reino inteiro. Sephiroth era uma criatura problemática que se via como o vingador da ruína dos próprios antepassados. Ambos são ótimos, mas bem mais rasos do que o amigo/inimigo de Ramza.
Jogadores chegam a contar com a ajuda de Delita na primeira metade de Final Fantasy Tactics, muito antes de ele se tornar a figura importante que se tornou ao custo do próprio caráter. Vemos diferentes lados desse personagem conforme a história avança, passando de amigo para um conhecido problemático, até, finalmente, chegar ao ponto em que ele decidiu seguir um caminho sem volta.
Ao final da jornada, após ser esfaqueado por Ovelia, Delita se questiona, como quem pondera se escolheu o caminho da infelicidade: "Ramza... O que você conseguiu?"
LEIA MAIS
- Final Fantasy IX: A serenidade que antecede o desastre
- O momento mais especial de Final Fantasy VIII é totalmente opcional
- Final Fantasy 7: O ponto de partida de Rebirth já foi estabelecido
Final Fantasy Tactics: War of the Lions, a segunda versão do jogo, com algumas melhorias no visual e cenas desenhadas que ajudam a contar a história, está disponível para Android e iOS.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.
Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!