Jogamos: FIFA 18 surpreende com boa experiência no Switch

Versão mais veloz do que a média de jogos de futebol da atualidade

Por Thiago Romariz 10.06.2017 20H04

A EA parecia não se preocupar muito com a versão de FIFA 18 para o Switch que estava no EA Play, evento da produtora paralelo à E3 2017. Enquanto as versões de PlayStation 4 e Xbox One tinham inúmeras estações de teste, o console híbrido da Nintendo ficou com apenas três opções de jogo, todas colocados com discrição proposital na área que a empresa montou para o evento.

Se a intenção realmente era não dar holofote ao game, a escolha pode não ter sido muito acertada, já que FIFA 18 para o Switch é uma ótima surpresa. Diferentemente dos jogos para os consoles da Sony e da Microsoft, essa versão é rápida, com velocidade acima da média para os jogos de futebol da atualidade. É uma opção inteligente para o portátil. Apesar de ainda ter um ou outro bug de colisões, a experiência é, no geral, tão boa quanto nos consoles.

O primeiro contato com FIFA para Switch é bem impressionante. “Como esse portátil consegue um gráfico desses?” é um questionamento imediato. A pequena tela do aparelho faz um ótimo trabalho e destaca bem os detalhes dos jogadores, que têm uma definição e realismo parecido com o de FIFA 16, para efeito de comparação.

É óbvio que, ao jogar em uma TV (uma opção indisponível aqui no EA Play), o game pode parecer mais pobre, Mas o Switch é muito mais usado como portátil do que console. Por isso, justifica-se a preocupação maior com a resolução na tela menor. No replay e na câmera-lenta, também é possível notar uma queda de qualidade gráfica, mas nada alarmante. A diversão e a agilidade do game superam essa desvantagem.

“Como esse portátil consegue um gráfico desses?” é um questionamento imediato

Os controles permanecem os mesmos dos consoles tradicionais, assim como os menus - ao menos na versão disponível no evento. Para quem joga em joystick tradicional, a diferença principal será nos gatilhos. O Switch tem botões menores, o que pode dificultar um pouco a arrancada ou a modificação de algum chute. De resto, os botões firmes e bem posicionados do híbrido da Nintendo caíram como uma luva nessa versão.

Em uma conferência que mostrou e surpreendeu pouco, a melhor revelação ficou mesmo com essa versão de FIFA. O medo de jogar algo pobre visualmente e cheio de adaptações desnecessárias ficou para trás. Ainda que não seja a plataforma principal da franquia, o Switch ganhou um jogo de futebol de qualidade. Ponto para a EA. E para a Nintendo, que ganhou mais um título interessante para 2017.

A E3 2017 vai de 13 a 15 de junho, com as conferências começando neste sábado (10). O evento tem cobertura completa do The Enemy, então fique ligado para não perder nada sobre a maior feira de games do mundo.