Mundial de LoL volta à Coreia do Sul com mudanças no formato

Worlds retorna ao país asiático depois de cinco anos. MSI será em Londres, na Inglaterra

Por Bruno Povoleri 10.01.2023 11H00

A Riot Games anunciou, nesta terça-feira (10), novidades importantes sobre os dois principais campeonatos internacionais de League of Legends (LoL) em 2023. Após cinco anos, o Worlds - o Mundial do jogo - está de volta à Coreia do Sul e terá um formato diferente na fase de grupos. Já o Mid-Season Invitational (MSI) será na cidade de Londres, na Inglaterra, e contará com mais equipes e duas etapas de eliminação dupla.

MSI 2023

Previsto para ocorrer antes do Worlds, o MSI passou de 11 para 13 times participantes. A Fase de Entrada do torneio terá oito equipes: duas equipes classificadas da LEC, LCS e LPL, e uma equipe de LLA, CBLOL, PCS, VCS e LJL. 

Foto: Divulgação/Riot Games

Nela, oito equipes serão divididas em dois grupos de quatro e competirão em partidas melhor de três (MD3), com eliminação dupla. Os vencedores de cada grupo e o vencedor de uma partida de classificação de última chance entre os dois vencedores da chave inferior passarão para as Fases de Chave e se juntarão às cinco equipes classificadas.

Nas Fases de Chave, oito equipes se enfrentarão em uma chave melhor de cinco (MD5), também com eliminação dupla. Isso incluirá os três vencedores da Fase de Entrada, além dos campeões de LEC, LCS, LPL e LCK - que também dará vaga ao vice-campeão.

Foto: Divulgação/Riot Games

Worlds 2023

O Mundial convidará 22 equipes para competir em três etapas: Fase de Entrada, Fase Suíça e Eliminatórias. Antes do início do evento principal haverá a Série Qualificatória do Mundial, que será uma série MD5 entre a 4ª cabeça-de-chave da LEC e a 4ª cabeça-de-chave da LCS. O vencedor irá garantir um lugar no torneio.

Oito dos 22 times classificados para o Mundial irão passar pela Fase de Entrada. São eles: o campeão e o vice-campeão de VCS e PCS; o campeão de LLA, CBLOL, LJL e o vencedor da Série Qualificatória do Mundial.

A Fase de Entrada, no caso, nada mais é do que duas chaves de eliminação dupla de quatro equipes, com duas vagas para a Fase Suíça. Cada grupo jogará uma série MD3 com chave de eliminação dupla, enquanto o "vencedor superior" de um grupo jogará uma série MD5 contra o "vencedor inferior" do outro grupo por uma vaga na Fase Suíça.

Foto: Divulgação/Riot Games

É na Fase Suíça, inclusive, que está a grande novidade. Nela, 16 equipes com o mesmo histórico de vitórias e derrotas competirão entre si até alcançarem três vitórias ou três derrotas. Todos os times jogam uma série melhor de um (MD1) na primeira e na segunda rodada. Depois disso, quem ficar 2-0 ou 0-2 sempre jogará uma série MD3, enquanto quem estiver 1-1 segue disputando uma série MD1.

Foto: Divulgação/Riot Games

Portanto, quem atingir três vitórias primeiro garantirá a classificação para as Eliminatórias, que terá oito equipes na disputa por quartas de final, semifinais e final - todas as fases sempre terão séries MD5.

Foto: Divulgação/Riot Games

LEIA MAIS

A Riot Games ainda não revelou quais locais da Coréia do Sul irão sediar do Worlds 2023, mas deve anunciá-los em breve. Além disso, a publisher também não expôs as datas tanto do próprio Mundial quanto do MSI 2023.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na TwitchTwitterFacebook e TikTok. Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!