Opinião: Expor comunicação é a ponta do iceberg da paiN

Vídeo da equipe no CBLoL 2023 é o menor dos problemas da organização

Por Bruno Povoleri 30.01.2023 16H00

O jogo é jogado e o lambari é pescado. Ditado popular para descrever uma vitória, mas que também serve para descrever a situação de um pro player. Isso porque, quando você é um atleta profissional de qualquer modalidade que seja, você precisa assumir riscos e estar ciente da exposição. É essa mesma exposição que alavanca e destrói a carreira ao mesmo tempo.

O vídeo da paiN Gaming com a comunicação dos jogadores nas duas partidas da segunda semana do CBLoL 2023 trata-se de uma ação publicitária. Quando topou o acordo para as vitórias e para as derrotas, a organização assumiu um risco que faz parte do jogo - e os pro players sabem ou pelo menos deveriam disso. É óbvio que no caso de uma sequência de insucessos, como atualmente, a situação piora.

Só que a exposição de jogadores fora de sintonia na comunicação, nas ações e nas decisões dentro de Summoner’s Rift é a ponta do iceberg da paiN. O burburinho da torcida nas redes sociais é cada vez maior porque, sem bons resultados na atual edição do torneio brasileiro de League of Legends (LoL), a memória dos acontecimentos recentes vêm à tona.

Nos últimos meses, a paiN foi atropelada na final do segundo split do CBLoL 2022 para a LOUD, ficou de fora do IEM Rio Major 2022 de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), afastou o ex-jogador, criador de conteúdo e ídolo Kami e desligou a jogadora Flower - ambos após polêmicas. Além disso, a organização ainda precisou lidar mais recentemente com a saída de nada mais nada menos do que brTT.

A junção de todos esses acontecimentos colaborou para que as críticas fossem descarregadas em um mero vídeo da comunicação da equipe de LoL que, vale apontar, acontece a cada semana do CBLoL há cerca de dois anos, como é possível ver no exemplo abaixo.

No geral, o vídeo em questão não é o maior dos problemas e a paiN está correta em produzi-lo nas vitórias e nas derrotas. A comunicação talvez seja o de menos quando o time está ainda pior tanto do ponto de vista mecânico, quanto do ponto de vista mental - dois fatores que influenciam diretamente na performance da equipe dentro de jogo.

LEIA MAIS

Resumidamente e direto ao ponto: o vídeo não escancara apenas os problemas internos do time de LoL da paiN. Escancara o grau de insatisfação da torcida com a série de situações negativas dos últimos meses. O iceberg, portanto, é muito maior do que parece ser.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na TwitchTwitterFacebook e TikTok. Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!