Bethesda inicia nova geração de consoles com Elder Scrolls e Starfield
Conferência da empresa americana mostrou as últimas iniciativas para PS4 e Xbox One, enquanto mira o futuro com a sua primeira série inédita em 25 anos
A conferência da Bethesda na E3 2018 começou morna. Após uma esquisita apresentação de Rage 2, da Avalanche Studios, a companhia passou a primeira hora de seu evento falando sobre expansões e novos modos de jogos conhecidos pelo público há algum tempo. A impressão negativa, porém, foi embora com as verdadeiras surpresas da noite: Doom Eternal, o novíssimo Starfield e o aguardado Elder Scrolls VI.
Fato é que esses dois últimos são mais do que dois games esperados. Como disse o próprio Todd Howard, diretor da Bethesda Game Studios, eles são feitos para a próxima geração de videogames - e com isso temos o primeiro passo oficial para os sucessores de PlayStation 4 e Xbox One. Não houve nenhuma imagem relevante ou mesmo uma informação sequer sobre os dois títulos, a não ser que eles estavam planejados para uma "nova geração".
Há algumas semanas, a Sony se posicionou dizendo que o próximo PlayStation não verá a luz do dia por, pelo menos, três anos. A Microsoft, por sua vez, disse na conferência deste ano que possui uma equipe de olho na próxima geração de consoles e que está também pensando em inteligência artificial e em avanços de games por streaming em qualquer dispositivo.
De fato, há um movimento da indústria em relação a novas tecnologias, o que deixa claro que as mudanças no mundo dos games serão bem mais profundas do que a alteração de um número após o título do console.
No caso da Bethesda, fica evidente o intuito da empresa de uma vez por todas se figurar entre as maiores desenvolvedoras do meio. Além de franquias estabelecidas como Elder Scrolls e Elder Scrolls, que ganharam capítulos inéditos, houve também a revelação de uma nova IP: Starfield.
Doom teve pouca atenção, assim como Wolfenstein, mas ambas as séries ganharam novos games e mostram que a Bethesda está acelerando e criando um método de criação mais intenso, visando fortalecer as marcas e as franquias dentro do mercado. Sem essa de ficar muitos anos sem games. O negócio é produzir.
Entre os altos e baixos da apresentação, a Bethesda fincou o pé no hall das grandes empresas da indústria e ainda fez um teaser do início de uma nova geração de consoles.
Nesse contexto, levando em conta o fim da vida de aparelhos como Xbox 360 e PlayStation 3, é de se esperar uma enxurrada de jogos de primeira qualidade, já que boa parte das empresas domina completamente o hardware em que trabalham - ao mesmo tempo que começam as especulações e a real corrida para mais uma nova (e diferente) disputa entre Sony, Microsoft e Nintendo.
A E3 2018 acontece de 12 a 14 de junho, em Los Angeles, nos Estados Unidos, e as conferências pré-E3 já começam no dia 9. O The Enemy faz cobertura completa do evento, com transmissões ao vivo e impressões dos principais games, em texto e vídeo.
O The Enemy também integra o Game Critics Awards, júri que elege os principais games da feira.