E3 2016 | Jogamos: Resident Evil 7 promete retorno ao terror, mas diferente
Demo do jogo disponível na PSN sugere um horror mais claustrofóbico e pessoal
Resident Evil sofreu com uma crise de identidade grande nos últimos anos. É só olhar para Resident Evil 6, um jogo que tentou ser três coisas diferentes - jogo de ação, terror, tiro -, sacrificou sua personalidade para agradar ao máximo de pessoas possíveis, e acabou sendo o título mais fraco da série até agora. Em 2016 a franquia completa 20 anos, e entre os remasters e jogos multiplayer, a Capcom apresentou - durante a conferência da Sony na E3 - Resident Evil 7: Biohazard. Com ele vem mais mudanças, mas desta vez, elas são bem-vindas para os fãs mais antigos.
A partir da demo disponibilizada já nesta madrugada, e que o Omelete já testou, é possível tirar algumas conclusões. RE7 traz a maior mudança de jogabilidade na série desde o pulo do terceiro para o quarto jogo. A câmera em terceira pessoa foi trocada por uma perspectiva em primeira pessoa, o que pode fazer as pessoas lembrarem de P.T. e Outlast. Essa não é uma escolha acidental, e a demo "The Beginning Hour" disponibilizada na PSN após a conferência deixa claro que os dois títulos citados acima são referências pra Capcom no desenvolvimento do novo jogo.
Apesar de se passar depois dos eventos de RE6, esse é claramente um reboot conceitual, uma nova fase com novos conceitos mas com um objetivo antigo, e que havia sumido da franquia por um tempo. Os desenvolvedores querem fazer você sentir medo - de novo.
A demo é curtinha, tem apenas meia hora (suspeito que seja possível concluir tudo em cinco minutos, se você souber onde procurar certas coisas). As semelhanças com P.T. continuam - não é a toa que a Capcom contratou Jordan Amaro, veterano da Kojima Productions e do finado Silent Hills - e tudo acontece dentro de uma pequena casa. Você acorda num quarto, tá tudo escuro, portas trancadas e mensagens estranhas deixadas pra trás. Semelhantemente ao primeiro Resident Evil, Biohazard requer que você explore o local para encontrar itens e retorne a locais pelo qual já passou.
A forma como o jogo te apresenta o cenário e revela os seus segredos é muito inteligente. Não há muito o que descobrir, mas os desenvolvedores utilizam técnicas interessantes no design. Um flashback que normalmente serviria apenas para contextualização narrativa - e que faz isso muito bem - também é uma carta na manga para te mostrar onde ir em seguida, além de introduzir novas áreas deste misterioso local.
O mais importante, entretanto, é que essa demo consegue deixar os cabelos da sua nuca em pé. Não há grandes sustos, mas você vai pensar duas vezes antes de dar um passo pra frente ou olhar pra trás em certos momentos, especialmente quando o assunto são manequins. O clima que Resident Evil 7 apresenta nunca foi visto na série antes. É puro terror, daquele que deixa seus olhos arregalados e te faz prender a respiração. Mesmo nos primeiros jogos da franquia, antes de entrarmos no mundo de ação, Resident Evil era como um filme de terror classe B. Monstros nojentos, gore, garotas bonitas e roupas apertadas. Isso não quer dizer que os jogos eram ruins, pelo contrário. Essa era a pegada e eles faziam isso muito bem. Mas agora é hora de algo diferente, mais contido, humano, restrito, sem tiroteios ou ervas de cura - pelo menos é o que sugere a demo.
"The Beinning Hour" não é algo espetacular e nem vai ter o mesmo impacto que P.T., mas é um ótimo começo para Resident Evil 7: Biohazard. A demo termina quando começam os eventos do jogo, que será 100% em primeira pessoa e vai funcionar com o PlayStation VR, e deixa claro que o objetivo da Capcom agora é outro. Esse jogo não é só um retorno ao terror, como também uma mensagem clara que o tipo de terror que podemos esperar da franquia agora é outro. Isso é um bom sinal, porque simplesmente dar passos pra trás também não seria a resposta que Resident Evil precisava. É preciso algo novo, e agora nós temos exatamente isso. Ah, e a demo tem uma ótima referência a A Bruxa de Blair.
Durante a E3 2016 o Omelete deve testar mais do jogo, então acompanhe nossa cobertura da maior feira de games do mundo, que ocorre de 14 a 16 de junho em Los Angeles, nos Estados Unidos. O evento tem cobertura completa do Omelete no local, com notícias das conferências, anúncios e prévias de jogos, análises e mais.
Resident Evil 7: Biohazard chega ao PlayStation 4, Xbox One e PC no dia 24 de janeiro de 2017.