CBLOL 2023: Yampi traça caminho para INTZ “muito mais forte”

Caçador da INTZ admite indisciplina do time, mas enxerga próximos passos para evolução

Por Breno Deolindo 25.07.2023 15H00

Entre os times que concorrem aos playoffs no 2º split do CBLOL 2023, a INTZ é mais um que busca por constância. Alternando entre ótimos jogos e performances aquém do esperado, os Intrépidos têm oito vitórias e estão empatados com a Vivo Keyd Stars na beira da zona de classificação para os playoffs, com FURIA e LOS de olho na vaga. Yampi, jungler da equipe, é certeiro sobre o motivo da inconsistência:

Sinto que nosso time não é 100% constante porque a gente é muito indisciplinado em certos aspectos do nosso treinamento. Individualmente mesmo, falando de jogadores, acho que quando a gente tá treinando, um jogador acaba cometendo um erro muito grande e bobo, que acaba perdendo um foco de evoluir como time. Acho que é essa inconstância que faz a gente não dar um passo a mais em alguns aprendizados do jogo”, reconhece o jogador.

Ele cita como exemplo a finalização de jogo — em sua opinião, uma fraqueza da equipe. Pecando nesse quesito, a INTZ perdeu duas partidas que poderiam ter sido tranquilas contra RED Canids e Vivo Keyd Stars, e Yampi garante que esses jogos serviram como alerta para a equipe perder essa indisciplina:

A gente tá um pouco indisciplinado ainda, mas essa semana de treino foi melhor. A gente focou bastante nisso, principalmente em finalizar o jogo [...] A gente ainda tá cometendo esses erros, mas tô muito confiante em como nosso time se porta no early game. Na minha opinião, somos um dos times mais fortes do early game, sempre estamos na frente em gold e objetivo. Se a gente arrumar esses detalhes pra um possível playoff, acho que vamos ser um time muito mais forte”, analisa.

Retomada

Foto: Divulgação/Vorax

Os últimos splits de Yampi fazem com que seja fácil esquecer que ele já esteve entre os melhores junglers do Brasil. Em 2021, a Vorax Liberty comandada por ele chegou à final do 2º split e até tinha status de favorita contra a paiN, mas acabou saindo com o vice. Depois disso, o caçador passou por um 2022 dificílimo na própria INTZ antes de conseguir se reerguer:

Aconteceu muita coisa off game que me abalou pessoalmente, emocionalmente, que eu demorei um pouco pra lidar e entender bem. Aquela má fase não necessariamente era só de jogo, acho que eu não estava nem com cabeça pra conseguir treinar, focar no meu individual. Aquilo afetou o time todo, porque em todos os times que eu passei, eu sempre senti que eu era o cara de direcionamento”, conta o jogador.

Recuperado para a temporada 2023, Yampi já se enxerga novamente como um dos melhores do país na sua posição, e conta a responsabilidade que assumiu no elenco dos Intrépidos:

No split passado, por mais que o resultado não tenha sido tão bom, eu senti que estava entre os melhores junglers do Brasil, porque olhava meus stats individuais e estava empatado no Top 1 com o Aegis, mas eu ainda estava pecando como líder do time e em coordenar eles. Foi a primeira vez que eu tive 100% de certeza que eu precisava ser o líder 100% do tempo, porque são jogadores novos”, diz o Caçador, citando Nia e NinjaKiwi como exemplos.

Foto: Bruno Alvares/Riot Games

Ele finaliza o raciocínio afirmando que está em ótima fase:

Ano passado, eu vi os pontos fracos que ficaram muito nítidos da minha parte, foram jogados na minha face. Eu sinto que nesse ano eu consegui entender e me fortificar muito pra não existir mais esses pontos fracos. Hoje, como jogador, eu me sinto muito bem, um dos melhores do Brasil, e tô conseguindo mostrar isso tanto individualmente quanto coordenando meu time e demonstrando a força que tenho como ferramenta”, garante.

LEIA MAIS

A INTZ de Yampi ainda não está garantida nos playoffs, e a penúltima semana reserva jogos importantíssimos para a equipe: a líder embalada paiN gaming será a adversária de sábado, e o domingo terá um confronto direto contra a LOS pela vaga nos playoffs.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na TwitchTwitterFacebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!