Com os finalistas na categoria de Melhor Jogo: Brasil no BIG Festival de 2021 definidos, o The Enemy conversou com as dez desenvolvedoras por trás desses jogos pra você conhecer melhor o cenário brasileiro e se interar de todos os competidores antes da premiação.

O penúltimo texto da nossa série sobre os finalistas do prêmio é sobre Slash Quest, jogo feito em parceria pelos estúdios Big Green PillowMother Gaia. A aventura é simples, carismática e tem uma jogabilidade um tanto quanto peculiar que rendeu também uma indicação a categoria de Melhor Gameplay do evento.

Slash Quest está temporariamente com exclusividade no Apple Arcade

Em Slash Quest, ao invés de controlarmos a guerreira, controlamos a espada. O jogo tem uma jogabilidade simples, mas diferenciada: podemos girar a espada no sentido horário ou anti-horário e nos movimentar na direção em que ela aponta. E a cada inimigo derrotado, a Espada sorridente cresce cada vez mais, liberando novas áreas mais complexas, inimigos e chefes inéditos, além de upgrades e skins para sua jornada.

Com muito estilo e carisma, o jogo surgiu durante uma game jam de 2015, em que os temas eram “dois botões” e “crescimento”. “A gente pensou: vamos fazer um hack and slash de espadinha com dois botões e o ‘growing’ virou a espadinha crescendo cada vez que você matasse alguém. Pra nossa surpresa, isso clicou nas pessoas e a gente ganhou pelo voto popular”, contou o diretor de arte da Big Green Pillow, André Rodrigues.

O projeto ficou parado por cerca de dois anos em meio aos diversos trabalhos de ambas as equipes. Em 2017, os devs voltaram a dividir escritório e passaram a desenvolver Slash Quest em seus tempos livres. E no começo de 2019, a equipe fechou parceria com a publisher Noodlecake, conseguindo, enfim, os recursos para focar os esforços em finalizar o game.

Slash Quest possui duas mecânicas: girar e avançar para onde a espada aponta

“Como a ideia surgiu dois, três anos antes, as empresas evoluíram, tanto na questão tecnica quanto mudar a cabeça também. A gente queria manter a ideia de ser um jogo simples, uma experiência divertida sem sair muito do conceito inicial, manter essa estranheza de ter um controle diferente. A gente quase pendeu pro roguelike”, confessou Bruno Tolledo, diretor criativo da Mother Gaia.

André também contou que entre os caminhos do game, os devs chegaram a fazer protótipos para multiplayer com quatro jogadores na tela e até uma versão online bem caótica “Mas acabamos voltando pras raízes mesmo”, completou.

Além da indicação a Melhor Jogo: Brasil, Slash Quest também está na final do prêmio Melhor Gameplay - o que foi uma certa surpresa para ambos. “Ver o jogo em melhor gameplay é curioso e a gente vê que vencemos, porque é um jogo com uma gameplay esquisita e mostra que a gente encontrou um nicho, que alcançou o que a gente queria pro jogo”, disse André, enquanto Bruno ressaltou a satisfação pelo reconhecimento em fazer algo diferente e único.

Jogo tem diversas skins e melhorias que podem ser desbloqueadas

O jogo estará disponível exclusivamente no Apple Arcade por um tempo antes de migrar para outras plataformas. Slash Quest foi pensado para ser multiplataforma e tem controles adaptados tanto para o touch dos mobile, quanto para controle ou mouse e teclado.

 “O Slash Quest continua. Estamos lançando updates e novos conteúdos frequentemente. Até o fim do ano temos coisas novas vindo, um update bem parrudo, novas skins, algumas coisas a mais de história para explorar as mecânicas de jeitos diferentes”, anunciou André.

Chefes do jogo exigem bastante controle e engenhosidade dos jogadores

A Big Green Pillow nasceu na cidade de Bauru, dentro da Universidade do Estado de São Paulo, a UNESP, e conheceu a Mother Gaia enquanto dividiam a mesma sala do laboratório de tecnologia da faculdade. E os devs constantemente se juntavam para participar do máximo de game jams possíveis

Hoje, mais de dez anos após o começo de suas carreiras, tanto André quanto Bruno ressaltam a importância das jams para os estúdios. "A gente chegou a desenvolver outros protótipos que estão no nosso baú de ideias que também podem rolar. Jam é um celeiro de ideias pra gente”, pontuou Bruno.

Os devs de ambos os estúdios se conheceram ainda na faculdade e sempre quiseram fazer um jogo juntos

As Game Jams são eventos, físicos ou online, em que os devs precisam criar um jogo de acordo com uma temática específica e em um limitado espaço de tempo. “A intenção é despertar novas ideias na cabeça e não para fazer aquela ideia que tá parada. É um stress criativo. Isso ajudou na nossa organização interna, a descobrir o que nós somos bons e o que não somos”, acrescentou André. 

E o futuro de ambas as desenvolvedoras além de Slash Quest já está bem traçado. A Mother Gaia segue produzindo atualizações para seu jogo solo, The Legend of the Skyfish 2. Em paralelo, o estúdio está trabalhando em um novo jogo de investigação noir com bastante foco narrativo - um teaser deve ser lançado nos próximos meses.

The Legend of the Skyfish 2 receberá novos conteúdos em breve pela Mother Gaia

“Na Big existe um projeto, mas a gente está reticente em divulgar ainda. O que tem de legal do Slash, a gente está colocando nesse e estamos incluindo também coisas de outras game jams do passado. Provavelmente vai ser o projeto mais robusto que a gente ja trabalhou”, concluiu André.


BIG Festival de 2021 acontece entre os dias 3 e 9 de maio de maneira digital e gratuita para o público, que poderá testar os jogos, conversar com os desenvolvedores e assistir palestras. A premiação de Melhor Jogo: Brasil e demais categorias do evento será transmitida no dia 6, a partir das 21h30 (horário de Brasília).

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