Quando comparada à Sony e Nintendo, a Microsoft deixa a desejar quando o assunto é o apoio aos jogos japoneses, indicou o presidente da publisher e desenvolvedora NIS America, Takuro Yamashita em entrevista à MCV UK.

"Honestamente falando, a abordagem da Microsoft para os jogos japoneses não tem sido muito favorável", afirmou, indicando que a empresa costuma pedir quantidades mínimas desses jogos e não tem uma estrutura voltada para jogos de nicho ou jogos menores, como títulos japoneses.

A empresa, no entanto, não tem planos de desistir da plataforma e reforça que continua prestando atenção “onde está a demanda e onde está sua base de fãs”.

Eu acho que se o jogo certo se apresentasse – um jogo que já tenha um certo nível popularidade entre as pessoas – definitivamente teríamos interesse em dá-lo uma chance [no Xbox One], mas é um problema do ovo e da galinha”, avaliou Alan Costa, produtos associado da companhia.

Ainda que existam algumas populares exceções – como Tekken 7, Final Fantasy XV e Dark Souls 3 – a Microsoft parece estar ciente da falta de jogos japoneses em sua plataforma e frequentemente indica que tenta abordar o problema – como a recente ida de Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, ao Japão para conversar com desenvolvedores no começo deste mês.