Microsoft rebateu os dados de uma pesquisa que dizia que a retrocompatibilidade é ignorada pelos jogadores de Xbox One e afirmou que cerca de 50% dos donos do console usam a função.

No TwitterMike Nichols, chefe de marketing do Xbox, divulgou o dado e disse os jogadores do XOne já passaram mais de 508 milhões de horas jogando títulos do Xbox 360. O número já dobrou em relação a novembo de 2016, quando cerca 210 milhões de horas foram gastas com retrocompatibilidade.

Phil Spencer, chefe de Xbox, complementou as informações afirmando que pelo menos dois títulos de Xbox 360 estão entre os mais jogados no XOne diariamente. "Qualidade é qualidade, independentemente da geração", escreveu.

A pesquisa, realizada pelo Ars Technica, usou uma API terceira para coletar dados de uso de quase um milhão de Gamertags ativas do Xbox One durante cinco meses. Segundo o levantamento, apenas 1,5% de mais de 1,65 bilhões de minutos de jogo no console teria sido investido em jogos retrocompatíveis.

A análise levou em consideração mais de 300 jogos retrocompatíveis, dos quais Call of Duty: Black Ops foi o mais popular, jogado por entre três e quatro jogadores de Xbox One a cada grupo de mil jogadores, um patamar semelhante a títulos atuais e populares do console.

A polêmica foi ampliada por uma declaração de Jim Ryan, executivo da Sony, que disse não saber por que jogadores de PlayStation 4 pediam tanto por retrocompatibilidade. "Quando nós exploramos a retrocompatibilidade, eu posso dizer que esse é um dos recursos muito requisitados, mas não muito usado", argumentou Ryan.