Agora é oficial: a partir desta terça-feira (11), a Microsoft não mais suportará o sistema operacional móvel Windows Phone 8.1 – o que, na prática, indica a “morte” dos dispositivos carregados com essa versão do OS, que não receberão mais atualizações de segurança e correções de bugs.

O fim do ciclo de vida desta versão do sistema operacional já era esperado há anos, mas não muda o fato de que um número grande de dispositivos carregados com o OS móvel ainda estejam por aí.

Uma estimativa de junho deste ano da plataforma de publicidade AdDuplex indica que mais de 70% de todos os smartphones rodando sistemas operacionais móveis da Microsoft estejam carregados com o Windows Phone 8.1 atualmente. A versão mais recente do sistema, o Windows 10 Mobile, representa cerca de 20% do total.

Lançado em junho de 2014, o Windows Phone 8.1 trouxe mudanças no design do sistema operacional e teve como principal novidade a chegada da assistente virtual Cortana aos smartphones Windows.

A Microsoft não se pronunciou sobre o fim do suporte do sistema e não há informações se dispositivos que ainda não têm acesso ao Windows 10 Mobile receberão o upgrade necessário para continuarem sendo suportados. Oficialmente, o ciclo de vida do Windows 10 Mobile deve ser encerrado em 2018.