THE ENEMY

Cinco dicas que te ajudarão no clutch

A IMPORTÂNCIA DOS CLUTCHES

Os clutches são momentos chaves que acontecem em todas as partidas de CS:GO e VALORANT, os quais podem mudar todo o rumo de um jogo. Vencer este tipo de situação, principalmente em desvantagem, nunca é fácil. Ainda assim, você pode ter em mente algumas "regras" que com certeza lhe ajudarão.

CONCEITO 1: INFORMAÇÃO E SILÊNCIO

O primeiro passo do clutch é saber se seus companheiros têm pistas de onde o inimigo está, caso você não saiba. Após isso, não tenha medo de pedir silêncio. O clutch é um momento de foco total, então alguém falando no seu ouvido vai te atrapalhar. Caso tenha um amigo vivo, só vocês falam até o fim.

CONCEITO 2: ARMA NA MÃO

Evite selecionar granadas ou habilidades. Com elas na mão, você pode ser surpreendido e não terá meios de reação. Então, esteja sempre atento, ARMADO e pronto para reagir. No VALORANT há exceções como o ultimate da Raze ou um pixel de Viper, mas o conceito é válido na maioria dos casos.

CONCEITO 3: PENSE NO PLANT DA BOMBA

Não importa se você arma C4 ou spike, não faça de qualquer jeito. Pense onde vai armá-la e o porquê. Se não estiver seguro, tudo bem fazer o plant escondido, mas se certifique de ter meios de vigiá-la. Se sabe que tem tempo, plante a bomba bem aberta ou virada para onde você estará.

CONCEITO 4: BUSQUE VÁRIOS 1 VS 1

Jogar confrontos em desvantagem numérica não é uma boa ideia. Por isso, em uma situação 1 vs 2, por exemplo, o ideal é buscar dois confrontos 1 vs 1, ao invés de apenas um 1 vs 2. Neste caso, não se esconder e sim tentar buscar uma kill e voltar, pode ser interessante.

CONCEITO 5: ABRA A MIRA DE FORMA SEGURA

Quando for abrir a mira, pense antes e busque se expor apenas para um lugar, onde você vai mirar. Se expor demais em desvantagem, é pedir para tomar tiro de vários lugares. Se for para se arriscar, faça de forma consciente e segura. O conceito 5 pode se aplicar dentro do 4 e em outras situações.