
Foto: Bruno Alvares/Riot Games
VALORANT: Afinal, o VCT LOCK//IN deu certo? Veja opinião
Torneio teve problemas de estrutura, mas cumpriu objetivo primordial
Formato de competição bem contestável, problemas de estrutura e baixo índice de público no Ginásio do Ibirapuera. Nem estes fatores negativos impediram o sucesso do VCT LOCK//IN Brazil, o primeiro campeonato internacional de VALORANT em 2023 e considerado pela Riot Games como o maior da história do jogo.
Antes de tudo, é preciso contextualizar que a premissa do LOCK//IN era apresentar de forma online e presencial todos os 30 times (além dos dois chineses) que foram selecionados para as franquias. Isso, no caso, funcionou muito bem e o público pôde ter a primeira impressão do que vai assistir com frequência durante a temporada deste ano.
Ou seja, não era para ser o torneio mais competitivo e mais importante do ano do VALORANT. Até porque, para isso, existe o Champions - o verdadeiro Mundial que tem que estar acima de todos os outros campeonatos da modalidade. O LOCK//IN, na verdade, era um torneio de pré-temporada e grande parte dos times encarou acertadamente desta maneira.
Dentro do servidor, que era o ponto mais importante do LOCK//IN, a Riot acertou. Séries emocionantes, jogadas históricas e um equilíbrio entre Américas, Europa e Ásia - as três principais regiões do competitivo.
Fora do servidor, a Riot errou. Arquibancadas majoritariamente vazias em grande parte do torneio, furtos de materiais de jogadores e um calor quase insuportável no Ginásio do Ibirapuera. Além disso, quando houve a presença massiva do público, os problemas de estrutura foram mais evidentes: longas filas para ir ao banheiro, poucos postos de venda para consumação e um clima de sauna ainda maior.
Na junção dos dois lados, o LOCK//IN cumpriu o objetivo primordial de ser um torneio de apresentação da temporada e, de quebra, ainda provou que a Riot tem um "prato cheio nas mãos". Isso porque a publisher claramente utilizou o torneio como teste e viu, com os próprios olhos, a paixão do público brasileiro pelo VALORANT.
LEIA MAIS
- VCT Americas 2023: Confira datas, formato, calendário e mais
- VCT LOCK//IN: Coleção do torneio arrecada mais de US$ 10 milhões
- VCT LOCK//IN: Confira os mapas mais jogados no torneio
Apesar dos graves problemas estruturais que não costumam acontecer no "padrão Riot" de promover eventos, ficou muito claro para todo mundo que é só questão de tempo para que o Brasil volte a receber as principais competições do jogo.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.
Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!