Depois de diversas críticas a respeito do formato do VCT LOCK//IN Brazil, o líder global de esports do VALORANT na Riot Games, Leo Faria, saiu em defesa do chaveamento escolhido pela publisher para a competição. Por meio das redes sociais, ele explicou que a decisão de um modelo com séries melhor de três (MD3) sem chave dos perdedores foi pensada primeiro nos torcedores e depois em jogadores e organizações.
“Exploramos todas as opções e esta foi a melhor. Reconheço que o resultado não é ideal para profissionais/equipes, mas acredito que seja o melhor para os torcedores”, disse em resposta a tarik, criador de conteúdo da Sentinels.
Em seguida, novamente em resposta a outra personalidade influente do cenário, Faria explicou que a Riot cogitou outros formatos, mas levou em consideração o tempo de transmissão. O intuito da publisher é fazer com que o torneio não seja cansativo para os fãs.
“O LOCK//IN é um evento único, e a única razão pela qual temos um novo formato é por causa da grande quantidade de equipes. O evento tem como objetivo apresentar as novas equipes parceiras e celebrar o novo VCT. Ter todas as 30 equipes lá [no Brasil] era uma prioridade. Ver várias partidas do mesmo time não foi [uma prioridade]”, justificou.
“Nós consideramos [o formato] suíço. Construímos todo um cronograma para isso como fizemos para outros formatos. Mas o suíço levaria muito mais partidas e mais horas de transmissão, o que significa mais dias de evento ou dias mais longos. Não queríamos isso porque o torneio já é muito longo. Prefiro que os torcedores assistam partidas empolgantes que importam, ao invés de os times terem a oportunidade de jogar mais”, concluiu.
Por fim, Faria respondeu um fã que criticou a possibilidade de equipes chinesas, por exemplo, encararem uma longa viagem para disputar uma única série MD3. O líder global de esports do VALORANT foi direto e deu a entender que “faz parte do jogo”.
“Viajar é o trabalho deles. São atletas profissionais que são bem pagos para competir no mais alto nível em torneios ao redor do mundo. Mas os torcedores são mais importantes que os profissionais/times/Riot, e esse formato é o melhor para os torcedores”, concluiu.
LEIA MAIS
- VALORANT: Quem vence o VCT BR 2023? Casters opinam
- Coach da NRG critica VCT LOCK//IN Brazil: “Torneio de merda”
- VCT LOCK//IN Brazil tem formato e confrontos revelados; veja
O VCT LOCK//IN Brazil será realizado entre os dias 13 de fevereiro e 4 de março diretamente do Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. O torneio vai reunir os 30 times das franquias do VCT Américas, VCT Europa e VCT Ásia, além de duas equipes convidadas da China.
LOUD, MIBR e FURIA são as organizações que representarão o Brasil no campeonato, além de jogadores brasileiros que jogarão por equipes estrangeiras, como xand na KRÜ e Sacy e pANcada na Sentinels.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok. Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!