The Legend of Zelda: Majora’s Mask é, por si só, um jogo assustador. Para salvar Termina, Link se depara com a morte, luto e depressão diante do fim iminente. Contudo, o clássico fica ainda mais macabro com a lenda urbana conhecida como “Ben drowned” (“Ben afogado”, em tradução livre), que conta a história de uma fita amaldiçoada. 

A creepypasta — ou história de terror criada na Internet — data de 2010 e foi escrita por um usuário que se identifica por Matt e usa o nickname “Jadusable”. No relato, o fã conta que conseguiu uma fita de Majora’s Mask em uma venda de garagem. 

Imagem de Zelda Majoras Mask
Reprodução: Nintendo

O cartucho não possuía rótulo, sendo identificado apenas pela palavra “Majora” escrita com caneta permanente no verso, e foi entregue ao jogador por, em suas palavras, “um velho de aparência desagradável”. 

Ao ligar seu Nintendo 64, Jadusable percebeu que já havia um arquivo salvo com o nome “BEN”. Com um novo arquivo de salvamento, o jogo supostamente rodou bem, exceto problemas com texturas e NPCs às vezes se referindo ao jogador como “Ben”. Foi então que algo inesperado aconteceu. 

Imagem da creepypasta de Zelda Majoras Mask
Reprodução: Jadusable/YouTube

Ao tentar realizar o “Glitch do 4º dia” – truque em que é possível forçar um erro e estender o ciclo temporal do game para um dia extra –, o fã conta que foi transportado inesperadamente para a sala de batalha contra Majora, em que Skull Kid teria acompanhado o jogador com o olhar. 

O relato continua para uma sequência de acontecimentos bizarras e macabras dentro do jogo, com Clock Town desabitada, Link fazendo animações anormais, flashes e músicas distorcidas. Em certo ponto, o jogador decide se esconder na sala ao fundo do Swordmaster’s Dojo, até ser encurralado pela estátua de Link criada pela Elegy of Emptiness. 

Imagem da creepypasta de Zelda Majoras Mask
Reprodução: Jadusable/YouTube

Em Majora’s Mask, Elegy of Emptiness é a última música aprendida por Link. Seu poder especial é criar uma réplica´de madeira idêntica ao protagonista – e, mesmo no jogo original, a estátua de Link causa desconforto considerável com seu olhar vazio e meio sorriso.  

Na creepypasta, a estátua horripilante inicia uma perseguição ao jogador e, ao alcançá-lo, a cena muda para o encontro com Skull Kid no topo da Clock Tower. Com um poder explosivo não visto no game original, o vilão inimigo mata Link, deixando-o deitado no chão. 

Imagem da creepypasta de Zelda Majoras Mask
Reprodução: Jadusable/YouTube

Após a mesma sequência se repetir diversas vezes, a famosa frase de Happy Mask Salesman aparece na tela: “You’ve met with a terrible fate, haven’t you?” (“Você encontrou um destino terrível, não é mesmo?”, em tradução livre). 

Subitamente reinicia e revela que um novo arquivo de jogo foi criado misteriosamente: “YOUR TURN” (“sua vez”). Após reiniciar o console, Jabusable teria se deparado com o retorno do save “BEN”. 

Em outro trecho do longo relato, Jabusable alega ter sido transportado pelo jogo para Great Bay. Como Zora Link, o jogador mergulha no oceano na direção apontada por uma Epona inquieta e, no fundo do mar, ele reencontra a macabra estátua de madeira mais uma vez. 

Imagem de Zelda Majoras Mask
Reprodução: Nintendo

Após ouvir um efeito sonoro de magia, o Zora faz uma animação estranha, como se estivesse se afogando, e cai sem vida na frente da estátua. O jogo então reinicia sozinho, revelando mais um save macabro – este, nomeado como “DROWNED” (“afogado”). 

A creepypasta é realmente detalhada – e inclui até mesmo uma troca de mensagens entre o jogador e o suposto fantasma do garoto Ben. 

Por mais que, no fim, se trate apenas de um fã dedicado que construiu um relato bem elaborado e hackeou o game para gravar os vídeos, a história é tão convincente que torna quase impossível não ter medo de tocar Elegy of Emptiness e encarar a estátua de Link ao jogar Majora’s Mask.

Imagem de Zelda Majoras Mask
Reprodução: Nintendo

LEIA MAIS

The Legend of Zelda: Majora’s Mask está incluso no Pacote Adicional do Nintendo Switch Online. 


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também em Twitch, Twitter, Facebook e no TikTok.

extras/capas/zelda_majoras_mask_official_art.png
The Legend of Zelda: Majora's Mask
  • Lançamento

    27.04.2000

  • Publicadora

    Nintendo

  • Desenvolvedora

    Nintendo

  • Gênero

    Ação, aventura

  • Plataformas

    Nintendo Switch Nintendo 64