A Bethesda anunciou nesta quarta-feira (27) que adicionará o chamado modo de Sobrevivência às versões de The Elder Scrolls V: Skyrim do PlayStation 4, Xbox One e PC.

Com objetivo de tornar o jogo mais desafiador que o normal, o novo modo traz elementos como frio, fadiga e fome à jogabilidade de Skyrim, obrigando o jogador a lidar com novas complicações para atravessar a aventura.

O problema é que o novo modo estará disponível através do chamado Creation Club, que oferece mods pagos aos usuários – quando for lançado, os jogadores de todas as plataformas poderão jogá-lo por uma semana gratuitamente, mas depois terão que comprá-lo.

Para a nossa alegria, existem alternativas gratuitas que permitem simular boa parte dos efeitos desse novo modo de jogo através de uma série de outros mods já disponíveis para o jogo – utilizados, inclusive, por este que vos escreve nas dezenas de horas acumuladas de Skyrim no PC, que será plataforma na qual focarei neste texto.

Então, se estiver interessado em experimentar uma aventura desafiadora pela província mais gelada de Tamriel, é só instalar esses mods abaixo e se preparar para o estresse.

Mas não esqueça: alguns destes mods dependem de outros mods, então sempre instale tudo na ordem indicada pelos desenvolvedores – e faça um backup, porque instalar mods é algo que você tem que fazer por sua conta e risco e não há estresse maior do que perder um save por conta efeitos colaterais de softwares criados por terceiros.

 

Campfire

Campfire é o mod ideal para quem quer curtir a jornada pelas áreas selvagens de Skyrim, não só atravessar o mapa de cidade em cidade matando tudo que encontrar pela frente. 

O mod traz um sistema de acampamento que permite que você procure recursos nas florestas e tundras da província para criar suas próprias tendas e fogueiras. O mod também adiciona itens como mochilas ao jogo, muito úteis para carregar peso extra em viagens. 

De quebra, Campfire serve ainda como framework para uma série de outros mods, expandindo ainda mais a experiência de exploração.

Frostfall

Skyrim é uma província gelada, então por que raios o Dragonborn nunca passa frio?

Se isso te incomoda, Frostfall é o mod ideal para te trazer um novo nível de imersão, adicionando o risco de hipotermia à jogabilidade.

O mod leva em consideração fatores como locação, temperatura, hora do dia e roupas usadas para definir se o protagonista está passando frio ou não. E sim: se pego de surpresa por uma nevasca, há grandes chances de que seu personagem vá morrer de frio.

Vale lembrar que Frostfall depende de Campfire para funcionar.

 

Realistic Needs and Diseases

Como o próprio nome sugere, Realistic Needs and Diseases tem o objetivo de adicionar dinâmicas realistas como fome, sede e cansaço ao game.

Além de ter um sistema simples, o mod não vem só com complicações: manter o seu personagem bem alimentado, hidratado e descansado trará ótimos bônus de regeneração de vida, estamina e magicka.

Da mesma forma, o mod expande a dinâmica de doenças, forçando que o jogador vá atrás de uma cura o quanto antes para não sofrer efeitos negativos piores.

Aliás, pontinho extra: o mod também tem uma versão em português brasileiro, o que facilita bastante.

 

Battle Fatigue and Injuries

Correr por aí dando espadas e gritando Fus Ro Dah para meio mundo deveria ser uma tarefa cansativa.

E não cansativa do tipo basta comer um repolho para recuperar vida, mas sim cansativa do tipo ter que ir para cama e dormir para se preparar para mais ação.

O mod Battle Fatigue and Injuries promete justamente isso, adicionando efeitos negativos ao personagem após certas quantidades de dano.

E o único jeito de recuperá-los é dormir em uma cama de verdade – o que, de quebra, ainda justifica aquela aquisição da Breezehome por 5.000 Septim.

 

Wet and Cold

Diferente de outros mods dessa lista, Wet and Cold não adiciona tantos elementos de jogabilidade, mas ajuda bastante na imersão do game.

O mod muda a forma como NPCs interagem com o clima e adiciona uma série de efeitos climáticos, desde gotas pingando da roupa quando o personagem estiver molhado até a famosa fumacinha saindo da boca de quem falar durante um tempo frio.

Ainda assim, há algumas mudanças interessantes na dinâmica de jogo, como a possibilidade de seu personagem ficar temporariamente cego durante uma nevasca.