A notícia de que o YouTube usará informações da Wikipédia como parte de seus esforços para combater a divulgação de notícias falsas ou teorias da conspiração através de sua plataforma aparentemente foi uma surpresa para a própria enciclopédia online.

O que sugere isso é uma fala de Katherine Maher, diretora executiva da Wikimedia, que afirmou, através do Twitter, que não sabia dos planos da plataforma de vídeos do Google.

Questionada se o plano do YouTube empregaria apenas páginas da Wikipédia em inglês, ela respondeu que não saberia dizer. "Isso foi algo que eles fizeram independentemente de nós", escreveu.

Em um comunicado enviado ao Gizmodo, a Fundação Wikimedia confirmou que não estava ciente dos planos, alegando que só tomou conhecimento deles após a fala de Susan Wojcicki, CEO do YouTube, durante o SXSW.

"Estamos sempre felizes em ver pessoas, empresas e organizações reconhecendo o valor da Wikipédia como um repositório de conhecimento gratuito", indicou um porta-voz da empresa à publicação, ressaltando, no entanto, que ninguém foi avisado previamente. "Não recebemos aviso prévio deste anúncio".