O Japão começou a testar na última sext-feira (10) o novo trem-bala mais rápido do mundo, capaz de alcançar velocidades de até 400 km/hora em seu trajeto.
Apelidado de Alfa-X, o modelo deverá entrar em serviço em 2030. Apesar da capacidade, a expectativa é que ele opere a 360 km/h – velocidade que ainda é superior ao do Fuxing Hao, atual detentor do título de trem-bala mais velo do mundo, que opera entre Pequim e Xangai (via DesignBoom).
O Alfa-x contará com dez vagões e com uma série de adaptações em seu corpo para garantir mais aerodinâmica ao seu chassis. Isso inclui um longo "nariz", de 22 metros, que ajuda a deslocar o ar quando o trem entra em um túnel. Veja abaixo:
O trem será testado por um período de três anos entre as cidades de Aomori e Sendai, fora dos horários de operação comercial.
Apesar da velocidade impressionante, o Alfa-X não será o trem mais rápido do mundo quando entrar em operação – apenas o trem-bala mais rápido do mundo. Isso porque sua velocidade ainda é inferior ao trem maglev de Xangai, que usa imãs para "levitar" sobre o trilho e já atinge velocidades de 431 km/h.
O Japão também deve iniciar as operações de seu próprio maglev em 2027, entre as cidades que Tóquio e Nagoia, que terá uma velocidade de até 505 km/h.