A Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e) ficou mais próxima de se tornar realidade nesta terça-feira (25) com sua aprovação pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Com a aprovação, motoristas poderão ter uma versão virtual do documento que terá o mesmo valor da carteira impressa, mas será acessado através de um aplicativo para smartphones, 

A leitura da carteira virtual será feita através de QRCode ou através de certificado digital. O aplicativo da CNH também será protegido por um PIN – que será exigido toda vez que o documento for acessado.

Há um conjunto de padrões técnicos para suportar um sistema criptográfico que assegura a validade do documento. Com isso, quem esquece a CNH em casa, não estará sujeito a multa e pontos na carteira. Basta apresentar o documento digital”, indicou o Ministro das Cidades, Bruno Araújo (via Portal Brasil).

Para obter a CNH será preciso um cadastro no site do Denatran com um certificado digital, que será ativado através de um e-mail enviado ao motorista. O pedido da versão virtual do documento será gratuito, mas a expectativa é que ele só comece a valer a partir de 2018.