Não é nenhum segredo que Elon Musk, CEO da Tesla e da SpaceX, é um dos executivos da indústria de tecnologia mais preocupados com a evolução de sistemas de inteligência artificial – o empreendedor já falou anteriormente sobre seu medo de robôs super-rápidos  e sobre sua preocupação com o desenvolvimento de AIs seguras.

Em uma aparição no festival SXSW, que acontece em Austin, no Texas, Musk voltou a falar sobre o tema, avaliando desta vez que estas tecnologias podem gerar uma das maiores "crises" já enfrentadas pela humanidade. "Marquem minhas palavras, AI é muito mais perigosa do que armas nucleares", afirmou (via Mashable).

Segundo o executivo, um dos desafios para evitar problemas com a tecnologia seria garantir o advento de uma super inteligência artificial "simbiótica" com a humanidade. "Estamos bastante próximos da vanguarda da inteligência artificial ​​e isso me assusta muito", comentou.

Além das previsões apocalípticas sobre a tecnologia, Musk também comentou sobre seus esforços para colocar humanos em Marte através das iniciativas da SpaceX.

Segundo ele, a primeira nave interplanetária já está em produção – e deverá estar pronta para voos curtos no ano que vem. Como sugerido anteriormente, os planos são chegar em Marte em 2022.