O Google continua avaçando no desenvolvimento de seus projetos de inteligência artificial e trouxe, nesta semana, um novo nome de peso para seu time: Chris Lattner, engenheiro responsável pela criação da linguagem Swift, da Apple, e pelo desenvolvimento da tecnologia de piloto automático da Telsa, agora passará a fazer parte do time Brain da gigante.

Dentro do Google, Lattner terá o objetivo de tornar sistemas de inteligência artificial mais “acessíveis para todos” – segundo a Bloomberg, através de seu trabalho TensorFlow, que procura simplificar o desenvolvimento e programação de sistemas em AI através de projetos de código aberto.

"Estou super animado para participar do Google Brain a partir da próxima semana: a AI não pode se democratizar (ainda), então ajudarei a torná-la mais acessível para todos", escreveu Lattner no Twitter.

O telento de Lattner parece se encaixar perfeitamente no projeto: lançada em 2014, a linguagem Swift é conhecida por ser acessível, rápida e moderna, o que permite que até iniciantes programem para sistemas como iOS e macOS.

Após deixar a Apple, Lattner participou do desenvolvimento de sistemas autônomos da Tesla até junho deste ano, quando deixou a empresa por conta de problemas com o CEO da empresa, Elon Musk.