Focado na expansão de suas capacidades de inteligência artificial, o Google inaugurou seu primeiro laboratório asiático de pesquisa do tema na China, indica a Bloomberg. A empresa já tem centros semelhantes em cidades como Nova York, Toronto, Londres e Zurique.

A instalação servirá como base para um “pequeno grupo” de pesquisadores e centenas de engenheiros do país. Entre as aquisições do time está Fei-Fei Li, veterano do setor de AI e líder do Google Cloud, que coordenará as pesquisas do laboratório.

"Além de publicar seu próprio trabalho, o Google AI China Center também apoiará a comunidade de pesquisa de inteligência artificial financiando e patrocinando conferências e oficinas de AI, além de trabalhar em estreita colaboração com a vibrante comunidade chinesa de pesquisa de AI", escreveu Li.

A iniciativa parece ser uma nova tentativa de aproximar a companhia do mercado e do governo chinês, que não acessa o Google, mas conta com um grande número de empresas usando ferramentas da companhia.

O novo laboratório também reforçará a presença da empresa para enfrentar rivais locais como Tencent, Baidu e Alibaba – inclusive pela disputa de talentos.