Com os planos do órgão regulador de telecomunicações dos Estados Unidos (FCC) de votar, nesta quinta-feira (14) mudanças nas regulamentações da internet que prejudicariam a neutralidade da rede, a plataforma de streaming Twitch se posicionou oficialmente em um comunicado, colocando sua existência em xeque caso as novas regras sejam aprovadas.

"A neutralidade da rede tem desempenhado um papel importante na história da Twitch", afirmou Emmett Shear, CEO do Twitch, em um comunicado (via GameSpot). “Sem isso, talvez não estivéssemos aqui hoje, e nossos streamers talvez não estejam aqui amanhã".

O executivo defende que a comunidade de produtores de conteúdo da plataforma é composta, em grande parte, por pequenos produtores de conteúdo, que dependem de um serviço de de distribuição de qualidade e de fácil acesso para suas transmissões. Sem a neutralidade da rede, o poder da internet de criar esse tipo de ocupação seria “erodido”, indica Shear.

Com as mudanças propostas pela FCC, na prática, operadores poderiam dividir o serviço de internet em “pacotes”, exigindo de usuários paguem mais para ter acesso a serviços com consumo maior de banda – como o Twitch, por exemplo.

Dona da plataforma Twitch, a Amazon já havia se posicionado contra as mudanças propostas pela FCC, mas essa é a primeira vez que a empresa de streaming fala sobre o caso.