O Facebook anunciou no final desta quinta-feira (11) mudanças no foco da rede social que vão impactar bastante o Feed de Notícias.

O próprio criador e CEO da empresa, Mark Zuckerberg, disse que agora o objetivo do Facebook vai ser gerar interações sociais mais significativas em vez de ser ajudar a achar conteúdo relevante.

O Feed de Notícias deve ser o primeiro lugar onde veremos essa mudança, passando a mostrar mais publicações de amigos, parentes e grupos do que de páginas de marca e mídia.

Segundo Zuckerberg, as mudanças vêm após os resultados de diversas pesquisas acadêmicas e outras conduzidas internamente na empresa mostrarem que interações mais relevantes em redes sociais geram mais felicidade e satisfação nas pessoas do que simplesmente receber conteúdo de forma passiva, com pouca interação.

É de se imaginar também que o fenômeno das fake news, tão discutido na eleição presidencial americana nos Estados Unidos em 2016 e também aqui no Brasil, por conta das eleições deste ano, tenha influenciado a decisão do Facebook.

Zuckerberg aponta que espera uma queda nas métricas da rede social, mas que também espera que as pessoas vejam mais valor e significado no tempo gasto na rede social.