O governo brasileiro está buscando novas parcerias com empresas como SpaceX e Boeing para o lançamento de foguetes a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.

Segundo o UOL, a intenção do governo com as parcerias seria lançar foguetes para missões especiais até 2021 usando a estrutura do local. A estimativa é que o CLA terá potencial de gerar até US$ 1,5 bilhão por ano ao país.

"Algumas dessas conversas estão bem adiantadas e devemos anunciar a primeira parceria em breve", afirmou o major-brigadeiro Luiz Fernando Aguiar, presidente da Comissão Coordenadora de Implementação de Sistemas Espaciais da Força Aérea Brasileira (FAB), à publicação.

Ainda de acordo com a FAB, em novembro, a Aeronáutica recebeu uma comitiva de executivos de empresas como Vector Space Systems, Microcosm, Boeing e Lockheed Martin para discutir o tema.

A visita da SpaceX teria sido cancelada na última hora por conta do Falcon Heavy, o maior foguete da companhia, que foi lançado no dia 6 deste mês.

Próxima à linha do Equador, a base de Alcântara é considerada uma região estratégica para lançamentos espaciais, pois oferece um caminho curto para foguetes sairem da atmosfera e serem colocados em órbita  – com uma economia de energia de até 30% em relação à lançamentos de regiões dos EUA e Europa.