Após admitir  que uma atualização de software deixou algumas versões antigas do iPhone mais lentas, a Apple pediu desculpas pelo caso e ofereceu uma solução - mas que, por enquanto, só vale para quem mora nos EUA.

No site americano da Apple, o comunicado diz o seguinte:

"Temos ouvido muitos comentários de nossos consumidores sobre a maneira que lidamos com o desempenho de iPhones com baterias antigas e como comunicamos esse processo. Sabemos que alguns de vocês sentem que a Apple os desapontou. Pedimos desculpas".

O texto segue explicando que a Apple jamais faria algo para diminuir de propósito a vida útil de um aparelho da empresa e depois entra em uma longa explicação sobre o processo de degradação da bateria e como isso afeta a performance do smartphone.

Ao final, a empresa anuncia que em janeiro de 2018 vai diminuir o preço da troca de bateria do iPhone de 79 dólares para 29 dólares.

A medida vale a partir do iPhone 6 e qualquer outro modelo lançado depois dele.

Aqui no Brasil, infelizmente, o jeito é continuar esperando: o site brasileiro da Apple não pede desculpas pelo problema e também não diz nada sobre a troca de baterias.

Ainda assim, o comunicado original no site americano diz que a troca estará disponível no mundo inteiro até dezembro de 2018.