Atualmente dependente de outras empresas - incluindo a LG e a Samsung - para as telas de iPhones, iPads e Apple Watches, a Apple pode passar a fabricar seus próprios displays de MicroLEDde acordo com uma reportagem da Bloomberg.

Segundo com fontes do site, a empresa está fazendo um investimento significativo nas telas de MicroLED, que estão sendo desenvolvidas em um complexo próxima à sede da Apple na Califórnia.

O projeto, supostamente chamado de T159 e chefiado pelo executivo Lynn Youngs - que no passado ajudou a desenvolver as telas de toque do iPhone e iPad - passou por uma série de dificuldades, e quase chegou a ser cancelado, mas conseguiu criar um protótipo de display funcional de Apple Watch no fim de 2017.

Pelo que a reportagem da Bloomberg indica, ainda deve demorar de 3 a 5 anos antes que iPhones e outros dispositivos da Apple passem a ter telas de fabricação própria, mas há a vantagem de que o MicroLED é uma tecnologia pouco explorada no mercado, que em geral utiliza o OLED.

“Qualquer um pode comprar uma tela de LCD ou OLED”, explicou Ray Soneira, da DisplayMate Technologies“Mas a Apple pode ser dona do mercado de MicroLED.”

Em resposta a publicação do artigo, as ações na Ásia de empresas que fabricam displays para a Apple tiveram uma queda significativa, incluindo a Japan Display (4,8%), Sharp (3,4%) e Samsung (1,4%).

Uma representante da Apple recusou a comentar o assunto com a Bloomberg.

Reprodução/Bloomberg