A tecnologia Flash está com os dias contados: segundo a desenvolvedora Adobe, o Flash Player deixará de receber atualizações e de ser distribuído até o final de 2020.

Nós deixaremos de atualizar e distribuir o Flash Player até o final de 2020 e encorajamos criadores de conteúdo a migrar qualquer conteúdo em Flash existente para novos formatos abertos”, indicou a companhia em um post em seu blog oficial.

O fim do ciclo de vida do Flash foi acelerado a partir do lançamento do padrão HTML5, linguagem que foi introduzida em 2014 e se tornou uma das principais alternativas para produção de conteúdo interativo na web.

Apesar de ainda ser utilizado por uma boa quantidade de sites em jogos e vídeos, o Flash é hoje considerado um formato problemático por questões de segurança, sendo frequentemente foco de ataques hackers que procuram explorar suas falhas.

Segundo a Adobe, o fim do suporte do padrão foi acordado com as principais empresas do setor de tecnologia, incluindo Apple, Facebook, Google, Microsoft e Mozilla – todas prepararam posts nesta terça-feira (25) explicando como será a morte da tecnologia em suas próprias plataformas.

Apple e Google prometem acabar com o suporte ao plugin já em 2020 nos navegadores Safari e Chrome. O Facebook também espera encerra o suporte a jogos Flash no mesmo ano. A Mozilla e Microsoft, por outro lado, pretendem antecipar a morte do padrão nos navegadores Firefox e Edge um pouco antes, prevendo um fim do suporte ainda em 2019.